Loretando – Junho 2019

 

Desesperança

 

Desesperança: Ausência ou falta de esperança; descrença ou desilusão. Circunstância de quem está ou se encontra em desespero (sem esperança).

 

Só quem vive isso sabe o peso dessa palavra, só quem está como um marisco sabe a força das ondas contra o rochedo. Como brasileiro nato, raiz, daqueles que abraçou com as duas mãos as diversas crises desse Brasil de meu Deus, sabe que o momento que estamos passando é único negativamente. Vivemos uma história de mocinho e bandido onde ninguém pode saber para que lado você torce, pois se souberem vão te atacar com unhas e dentes. Sua opinião tornou-se alavanca para brigas;tudo virou motivo para brigas. Todo mundo entende de tudo para defender suas preferências, todos discutem e contestam todos os assuntos, vi gente afirmando que o holocausto nunca existiu, que a ditadura é uma falácia e até que Deus merece desconfianças principalmente quanto a seu (sic) filho supostamente chamado de Jesus. Procurei ver a arvore genealógica da pessoa que disse isso, pois poderia ser mais uma nova aberração de conhecimentos históricos, mas não, era apenas um daqueles que repete o que ouviu em algum lugar e não sabe aonde.

Vivemos hoje num país onde a desesperança está exposta nos olhos de cada cidadão, ou pelo menos daqueles que se julgam apenas um cidadão, não mais que isso, enquanto assistem os entendidos se digladiarem sobre o certo e o errado de cada um, o povo passa fome, sem emprego, sem uma luz no fim do túnel, na verdade não estamos nem vendo o túnel. O sociólogo Betinho estava certíssimo: quem tem fome tem pressa. Não podemos nos dar ao luxo de ficar discutindo sobre governos anteriores, bons ou maus, porque isso não enche barriga, precisamos de atitudes positivas para dar alento aos que passam necessidades, precisamos apontar para um porto seguro para ver se dá para agüentar a fome até lá.

É difícil ouvir de quem tem quatro refeições diárias, discurso de que “em dez anos tudo vai melhorar se a previdência for alterada.” Não temos como esperar até lá. As Ações Sociais das igrejas trabalham como nunca para saciar a fome e as necessidades dos seus assistidos, mas até isso está difícil, pois quem ajudava e contribuía também está passando por dificuldades.

O Papa Francisco vem alertando em suas homilias o quanto é importante nesse momento deixarmos a ganância de lado para enxergarmos os mais necessitados. Sem essa visão mais amorosa e menos política não chegaremos a lugar nenhum. Sabemos o quanto a maioria de nossos políticos são corruptos, até aqueles que se dizem imunes a isso, quando são investigados, dizem que é culpa da mídia por ter descoberto suas falcatruas, mas isso para quem está no osso, pouco importa se vão prende-los ou não, até porque, prisão para eles dura dois dias e vira prisão domiciliar numa mansão dos deuses regada a todas as mordomias possíveis. Não podemos mais discutir políticas assistencialistas na mesa de uma churrascaria ou restaurante grã-fino e ainda questionar por que pobre tem tanta fome. O assunto é puxado, é difícil e delicado, mas deveríamos “policar” menos e agir mais. Quem tem fome tem pressa. Não nos interessa saber quem roubou mais ou menos, queremos empregos e comida na mesa para agora, ou melhor para ontem.

 

P.S. Para aqueles que diziam que política e religião não se misturam; tai o resultado.

P.S. do P.S. Agora, por favor, não vamos dizer: Deus quis assim…

 

Paulo Sobrinho e Solange

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM