Loretando – Julho 2018

 

Voto consciente

 

Bem amigos do Loreto, vamos nós com força e com vontade depois da eliminação do Brasil na copa do mundo e como se isso não bastasse, tivemos a divulgação de uma reunião do nosso prefeito onde ele descaradamente divulga a distribuição de serviços diversos a um grupo exclusivo de aliados religiosos. E o resto da população como fica? Sabemos aqui que todo trabalho social deve ser oferecido a todos sem qualquer discriminação de raça, cor ou credo, caso contrário não será uma “ação social” e sim uma ação entre amigos. Imagina se a Ação Social do Loreto ou de qualquer outra paróquia resolvesse ajudar somente aqueles que se dizem católicos e freqüentam a missa? Com certeza seria um trabalho em vão, pois a caridade deve ser estendida a todos sem exceção. A ajuda social é um direito de todos e quem se dispuser a ajudar deve fazê-lo com total imparcialidade, mas nosso prefeito não pensa assim e mostra mais uma vez que não veio para governar para todos e sim para alguns privilegiados e isso é muito triste para toda a população. Este assunto é muito delicado, mas não podemos deixar de falar sobre ele, afinal estamos a poucos meses das eleições para governador e vocês já imaginaram o que acontecerá se elegermos outras pessoas que pensam da mesma forma? Aqueles do bloco da farinha pouca meu pirão primeiro? Pois é, estamos a poucos passos disso acontecer, os candidatos que estão se apresentando são dessa teoria e se já está difícil, imagina com todos eles no poder. Não podemos deixar nosso voto ser jogado no ralo, precisamos participar mais, entender mais do que está se passando, pois é liquido e certo que muitos estarão batendo a sua porta para pedir voto com cara de coitadinho e depois de eleito darão continuidade aos desmandos de pais, tios e avós que já estão no poder e nada fizeram além de roubar e enriquecer. Não estou pedindo um voto religioso, peço apenas que tenhamos um voto consciente e que não continuemos com a falsa idéia de que política é coisa suja e devemos ficar longe. O voto ainda é obrigatório, não adianta anular, temos que fazer a nossa parte e mesmo que os eleitos não correspondam aos anseios da sociedade, será reconfortante saber que pelo menos nós tentamos, que pelo menos não largamos tudo nas mãos de pessoas ruins. Precisamos de muitas orações, precisamos da ajuda divina, mas se ficarmos de braços cruzados, nem Deus poderá nos ajudar. Pensem nisso, leiam, consultem, perguntem, ainda é possível mudar esse país e a nossa cidade, mas para isso vamos ter que sair da nossa zona de conforto. Só pra lembrar; não sou candidato a nada e nem estou fazendo propaganda deste ou daquele candidato, apenas defendo que precisamos estender nossos olhares além da cerca que nos envolve e procurar em nossas fileiras pessoas honestas e competentes que poderão honrar nosso voto e trabalhar para a nossa população como um todo. Grande abraço a todos, até mês que vem.

P.S. Pelas nossas Ações Sociais espalhadas por todas as paróquias.

P.S. do P.S. Que elas continuem a propagar o bem social indiscriminadamente como sempre fizeram.

 

Paulo Sobrinho e Solangeloretando@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM