Loretando – Jan 2019

 

Divino Momento

 

Bem amigos do Loreto, feliz ano novo!!!!! Pela quantidade de mensagens e fotos recebidas nas redes sociais, vejo que vocês também tiveram um lindo natal. O meu foi ultra especial, muito emocionante, estivemos com toda a família reunida: bisavó com seus filhos, seus netos e bisnetos. Parece que foi ontem, no natal de 1986, Amanda havia nascido no dia 18 de dezembro e eu consegui uma roupa de papai Noel, óbvio que ela não deu a menor atenção, mas fui percorrer as outras casas para mostrar a imagem do bom velhinho. Muitas emoções e muitos sustos. Por trinta e dois anos essa história se repetiu: o velhinho se revezava de intérprete, as casas também se revezavam e nos últimos treze anos reunimos a todos numa casa alugada somente para essa comemoração. No dia 24 temos a missa e cada um dos sobrinhos, hoje recém casados, se dividem nas casas dos outros novos parentes, mas no dia 25 estão todos reunidos para o almoço. Esse ano não havia como não se emocionar, afinal, D. Quita minha, mãe, a matriarca da família estava presente lúcida e sadia aos 86 anos, recebendo seus filhos, netos e bisnetos. Na foto oficial da família estavam; cinco filhos, doze netos, cinco bisnetos e mais três a caminho com chegada prevista para 2019. Quer alegria maior? Era Deus abençoando nossa família com amor e alegria. Parei para ver de longe aquele amontoado de pais, mães e crianças se revezando ao lado do papai Noel tirando fotos. Fui para um pouco mais longe para ver aquela imagem em um angulo mais aberto, era a realização de um sonho, era ter a certeza da presença de Deus na minha família. São trinta e dois anos de muita união, carinho e amor, com todos os problemas naturais de uma grande família, mas muito unida. Ao perceber que cada criança ali criada por nós estava muito ocupada com as crianças, agora criadas por eles. Divindade, essa é a palavra. Emoção pura poder viver esse momento especial, um daqueles que a gente poderia dizer: posso morrer agora que morreria muito feliz e realizado. Todos nós vivemos esse sonho de ver nossa família reunida, nem sempre dá, nem sempre acontece, tem sempre um ou outro que não comparece, mas no geral estamos todos juntos. Quero e só posso agradecer ao meu Deus de Amor pelo lindo presente que recebi e que se repete todos os anos, estar junto da minha família. Peço a Deus que vocês também tenham passado um lindo natal ao lado daqueles que vocês amam. É assim a magia do natal, Jesus nascendo e renascendo em nossas casas, em nossos corações. Que esse mesmo Deus nos presenteie com um ano cheio de realizações. Desejo a todos os meus fiéis leitores um ano novo coberto de fortes emoções, amor e carinhos de todos da família. Fiquem com Deus, até mais ver.

 

P.S. Deus realiza nossos desejos nos mínimos detalhes.

P.S. do P.S. E essas realizações são no tempo Dele. É confiar e aguardar.

 

Paulo Sobrinho e Solange – loretando@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais