Loretando – Hélia, nossa guerreira

Bem amigo do Loreto, como bem sabemos, aqui em nossa paróquia tem coisas que acontecem diariamente, semanalmente, mensalmente e não nos preocupamos como são feitas ou quem as faz, mas elas acontecem sempre. De uma forma ou de outra existe sempre alguém que repõe, que refaz, que recoloca, enfim, que deixa tudo exatamente como precisa ser encontrado no dia seguinte, e encontramos.

Com o nosso jornal O Mensageiro, hoje uma revista, não é diferente. Uma equipe assídua e persistente mantém a máquina funcionando, somos uma comunidade de muitos talentos. Hoje a Pascom se encarrega de levar a diante a coleta, envio e as atualizações de informações que são passadas pelo site www.loreto.org.br e pela revista de O Mensageiro, poucos sabem, mas uma pessoa, durante anos a fio, vem fazendo esse trabalho com extrema competência e dedicação, estou falando da Hélia do Fraga, que hoje se encontra temporariamente afastada da função para cuidar da saúde.

Seu trabalho vem sendo todo esse tempo o de acompanhar, analisar, reunir-se com o pároco, cobrar dos colaboradores a entrega dos artigos dentro de prazo, lê-los e em algumas vezes corrigir e se for preciso censurar algumas partes consideradas inadequadas. Isso aconteceu comigo várias vezes e ela com toda a sua educação e respeito me ligava pra pedir modificações ou simplesmente pra dizer que não passou. Uma função realizada com muito respeito e consideração. Era ela quem acompanhava as reuniões do Conselho Paroquial e ali colhia em primeira mão as notícias do que iria acontecer no mês seguinte, de um tempo para cá outras pessoas cumprem essa função, mas ela continua à frente de tudo.

Tenho um amor enorme pela Hélia. Ela segurou minha onda em momentos difíceis em que até as palavras eram jogadas no papel com amargura, também em momentos de tamanha alegria que ela fazia questão de me ligar para dizer o quanto tinha gostado. Era assim comigo e com todos os outros colaboradores, definitivamente uma excelente profissional, uma amiga fora do comum.

Hoje ela vem pedindo, vem procurando abrir espaço para novas idéias, novos padrões, para que novas pessoas assumam e façam a renovação tão necessária. A Pascom hoje é a nossa referencia de comunicação na paróquia, administrando o site, o jornal e a caixa de emails, atualizando e mantendo informados a todos sobre os últimos acontecimentos na comunidade.

Minha amiga Hélia, todos nós temos direito a um descanso, você merece também assistir de casa a continuidade do trabalho que você tão bem organizou. Quero te agradecer pelos ensinamentos, pelas orientações e principalmente pela amizade e respeito. Vamos agora tomar aquele cafezinho com leite, pão de queijo e tudo mais que a sua mineirice pode nos oferecer. Estaremos sempre gratos por sua participação especial nas paginas do jornal O Mensageiro. Grande beijo e um grande abraço no Fraga.

P.S. É preciso desapegar para que o novo possa acontecer.

P.S. do P.S. Isso significa que também está chegando a minha hora de passar o bastão.

Nota da Redação: Hélia, você está nos fazendo muita falta! Quando puder e quiser volte para nós!

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais