Loretando – Fotografias

Outro dia, meio que do nada, Solange resolveu revirar a caixa de fotografias. Na verdade são duas caixas pesadíssimas com fotos de todos os tempos. Fotos que contam a nossa história do começo, meio e… Bem, do fim ainda não. É incrível como essas imagens nos fazem viajar no tempo. É gostoso demais. Num rolar de álbuns pra lá e para cá fomos nos reconhecendo aqui e ali com roupas e cabelos estranhos, amigos sumidos, festas esquecidas e muita, mas muita saudade. Aquilo que seria feito em alguns minutos para achar uma determinada foto demorou, graças a Deus, horas. De repente estavam todos, inclusive os filhos remexendo no passado recente. As “crianças” vibravam com o que viam, vibravam com cada fantasia, com cada festa de aniversário, cada brinquedo de natal. As escolas por que passaram, as professoras, as tias. Lembranças quase apagadas que voltavam com força total nos olhos e mentes ali encantados com tantas recordações. Como é emocionante rever o tempo que passou tão perto. Vejo-me pequeno ainda, numa foto em preto e branco, magro como um “vara pau” ao lado da Dona Madalena fazendo pose com uma camisa do Flamengo, na casa da Levi de Miranda. Ou aquela de cabelo reco, fuzil na mão e cara de “o que é que eu estou fazendo aqui” no Exército. Outra linda, eu e Solange entrando na igreja, Pe. Sebastião nos abençoando. O nascimento de cada filho, a cara de felicidade do pai e a cara de cansaço da mãe. Emociono-me até hoje quando vejo minha esposa com aquele barrigão, ou então dando o peito para amamentar.

Foto é uma coisa que realmente vem dos deuses, pois não há vídeo, dvd ou digital que supere a emoção de reunir a família e rever seu passado tocando, apalpando e até sentindo o cheiro de uma história maravilhosa que é a nossa vida.

E vocês também, pois, com certeza cada um de vocês tem um pedaço de vida guardado em fotografias. Nós somos componentes vivos de um grande romance de vida, vida essa dada por Deus e graças a Ele temos muito que contar. Dentro da minha história de vida não consigo imaginar ter chegado aonde cheguei sem a ajuda imediata do Todo Poderoso e me curvo a Ele todos os dias quando fecho a porta de casa e vejo que todos os meus filhos estão ali em segurança. Quando poderia imaginar que aquele menino magricelo, meio caidinho iria encontrar uma moça tão bonita e com ela formar uma família tão maravilhosa. Quem diria que eu chegaria aos cinqüenta anos com troféus magníficos, que são meus filhos, com uma casa totalmente nossa e com uma história de vida em família de dar gosto. Penso que não chegaria muito longe não fosse à comunidade que escolhi viver, ela deu norte a minha vida. Minha comunidade de Deus, a comunidade do Loreto me encaminhou para essa vida, embalou meus sonhos de criança e de adolescente. Deu-me várias oportunidades de aprendizado, deu-me tudo o que tenho hoje. A mulher que eu amo e os filhos que me dão orgulho.

Tudo isso revisto em fotos tem um sabor diferente, pois, podemos fazer comparações e confirmar o quanto evoluímos e é isso que Deus quer da gente; crescimento.

Desafio cada um de vocês a reunir a família, comprar umas pizzas e descer aquela caixa de fotos guardada no fundo do armário.

Revejam juntos todos os momentos registrados e reflitam como o Senhor Deus é generoso como nossas vidas, como Ele se dispõe a nos proteger e a fazer de cada um de nós um exemplo vivo de sua graça. Por mais que tenhamos passado por momentos difíceis, a grande maioria é feita de momentos positivos. Por isso devemos louvar a Deus por esses instantes e amar cada vez mais tudo o que temos e somos, pois não viemos aqui só de passagem, viemos para deixar nossas pegadas e executar o plano de Deus de forma primorosa. Pensem nisso. O homem é eterno quando sua obra permanece. O que você tem deixado para a história?

P.S.: “ Que a família comece e termine sabendo aonde vai…”

P.S. do P.S. Deus abençoe todas as nossas famílias.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais