Loretando – Finados, um dia especial

O dia de finados chegou este ano com tudo o que tem direito, foi um ano de muitas perdas, um ano de muita dor e saudades.

Creio que somos um produto de Deus que vem somente com a data de fabricação, o prazo de validade fica em aberto, ele pode ser de horas, dias, meses ou vários anos e por não sabermos quando termina nossa jornada, temos a obrigação de valorizarmos cada minuto adicional.

As pessoas queridas que nos deixaram este ano tinham ligação direta com Deus e talvez por isso nossas dores tenham sido amenizadas, mas não deixam de ser perdas de pessoas que representaram muito em nossas vidas, pessoas que farão muita falta. Eu te pergunto: quando chegar sua hora, você fará falta? Deixará saudades? Esse é o grande lance de Deus; fazer a diferença nessa vida, fazer acontecer. Não é aceitável passarmos em branco como se o dom da vida não valesse nada. Temos a obrigação de deixar nossas marcas por onde passarmos, marcas positivas é claro.

Algumas pessoas que morreram neste ano se foram muito cedo, tinham uma linda vida pela frente e a fatalidade os levou e junto também levou sonhos e projetos de vida. Carreiras promissoras, relacionamentos amorosos e famílias em construção. A perda de um jovem é muito dolorosa, toda morte é triste, mas de alguém que tinha o mundo pela frente é muito mais pesado. É muito difícil lidar com isso, é muito difícil preencher esse vazio.

Perdemos também velhos amigos, pessoas que fizeram história em nossas vidas, que deixaram marcas positivas. Fomos agraciados com a presença dessas pessoas que com seus ensinamentos tornou nossas vidas mais gostosas de viver. Ter vivido, ter conhecido essas pessoas, cada um a seu modo, foi um presente de Deus. Se foram, com a certeza do dever cumprido de que fizeram a coisa certa. Seguiram seus caminhos, colocaram sementes boas em solo fecundo. Cultivou a terra, aparou os ramos, colheu bons frutos e os distribuiu ao mundo. É assim que deve ser nossa passagem por este mundo, devemos ser produtivos.

Hoje pensamos em tantas alternativas para sermos felizes e nos esquecemos do básico, esquecemos que o nosso tempo de vida não é controlado por nós, não sabemos nosso dia e hora de partida, então porque nos preocuparmos tanto com coisas pequenas, porque nos agarramos a acumulamos bens materiais deixando de lado o nosso o bem maior que está ao nosso lado. Nossa vida não pode ser medida pela quantidade de coisas que possuímos, mas sim pelo que acumulamos dentro de nós e os distribuímos ao longo da vida.

O que você vai deixar em vida depois que morrer? Carro, casa e dinheiro que vão se acabar um dia e com o tempo se quer vão saber de onde veio? Ou vai deixar conhecimento, presença física, amor filial e uma linda família? Essa decisão é muito sua e pode ser tomada ao longo de sua passagem por essa vida, mas só não pode demorar muito a se decidir, pois não há garantias de que poderás fazê-lo amanhã, então reflita sobre o que estas fazendo agora. Decida agora quem vai ao seu enterro; seus filhos ou seus herdeiros. Sua amante ou sua amada, seus funcionários ou seus amigos de trabalho. A decisão é sua, exclusivamente sua.

Aos nossos amigos que se foram neste ano de 2014, deixo um até breve, pois se há alguma coisa certa nessa vida é que ao final dela encontraremos a morte. Aos que continuam nessa vida deixo um até sempre, pois quero muito estar com vocês minuto a minuto, curtir sua presença, sentir seu perfume, saborear seu sorriso e dizer com muito prazer: até que um dia a morte nos separe, pois somente ela pode fazer isso.

 

P.S. Somos feitos para a vida.

P.S. do P.S. Para uma vida cheia do amor que Cristo nos deixou.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM