Loretando – Fev2019

 

Saúde é o que interessa

 

                Eu aprendi que o nosso corpo é um santuário, então pergunto: o que você tem feito para manter este santuário funcionando a pleno vapor? Você já se deu conta de que vários amigos seus que entraram na idade dos “enta” (quarenta, cinquenta, sessenta…), e que não cuidaram bem da saúde, já passaram desta para melhor? Você vai dizer: – mas também o cara fuma feito chaminé, come muita gordura, o maior exercício que pratica é correr até a geladeira, se estressa o dia todo e depois vem reclamar do pior? Tudo bem, eu estou pegando pesado, sendo bastante crítico e alarmista, mas isso um dia me ajudou, pois eu tinha uma gastrite crônica e com muito cigarro, (sim gente, eu já fumei um dia e neste mês completei 27 anos que deixei esse vício, graça a Nossa Senhora, outro dia eu conto como foi essa parada), e a correria do dia a dia se transformou numa úlcera. A médica da empresa em que eu trabalhava e acompanhou o meu caso foi curta e grossa: você vai morrer, disse ela, se continuar levando essa vida sem cuidados você vai para o saco, se não mudar, não tenho dúvidas de que você vai morrer. Era óbvio que o meu caso não era tão grave assim, mas suas palavras ecoaram na minha cabeça de tal forma que eu entrei na dieta indicada pelo médico, tomei todos os remédios nos horários marcados e no final do tratamento a úlcera estava fechada e graças a Deus nada de mais grave aconteceu. Acho que se não fosse o susto que ela me deu eu levaria a coisa na flauta e sabe Deus o que teria acontecido.

Estou falando de saúde, que não é muito a minha praia, mas me assusta perder amigos tão cedo e de forma tão boba. Quem de vocês não se lembra de um amigo que morreu com a sua idade, por falta de cuidados com a saúde? E eu lhe pergunto: você faz algum tipo de exercício? Pratica algum tipo de esporte, mesmo que seja só nos fins de semana? Já procurou um médico para fazer um acompanhamento? Pois a hora é essa, não queremos perder ninguém. Levante deste sofá, pegue sua esposa e vá fazer uma caminhada todas as manhãs. Procure seus amigos e monte um grupo para jogar futebol society ou volêi de praia, são coisas baratas, que dão muito prazer e saúde. Aqui no Loreto existem vários grupos que praticam algum tipo de esporte, junte-se a eles, o importante é estar em movimento. Aqui perto, no Bosque da Freguesia, um lugar lindo para caminhadas, tem grupos que se exercitam todas as manhãs. Deus nos presenteou com o nosso corpo e nos deu a incumbência de fazer as revisões e as manutenções, portanto, é um grande pecado não manter funcionando este presente maravilhoso.

É muito comum ver pessoas que não se cuidam, não têm o mínimo de cuidado com seu corpo e sua saúde e agora que, estando na pior, se apegam na oração e dizem que Jesus vai salvá-lo. Bom, eu não tenho dúvidas de que esse Deus maravilhoso fará de tudo para ajudar, mas cabe a você fazer a sua parte. O cigarro, a bebida em excesso e a comida inadequada são ingredientes para se viver mal, então meu caro e jovem amigo, faça alguma coisa por você e deixe suas orações para agradecer a Deus por uma vida de bem estar e alegrias.

Faça sua parte e viva com saúde, isso é uma verdadeira bênção.

Outra coisa; hoje em dia temos o “NOVEMBRO AZUL” um mês dedicado ao homem para que ele se cuide e se previna contra o câncer de próstata. Hoje, para aqueles que temem o famigerado toque retal, existem outros exames que podem auxiliar de forma bastante positiva, como o nível de PSA com exame de sangue e o ultrassom do aparelho urinário, bexiga e próstata. Por segurança faça os três, o que não vale é ter preconceito. Consulte um urologista, ele te indicará o que é melhor. Não perca sua saúde por bobeira.

P.S. Viva mais, mexa-se e busque atividades ao ar livre.
P.S. do P.S. Descubra o quanto de vida boa você ainda tem para viver.

 

Paulo Sobrinho e Solange – loretando@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM