Loretando – Fev2018

 

Novo Ano

 

Bem amigos do Loreto, iniciamos o ano com muita alegria, disposição e calor.

               Adoro esse tempo, faz bem para o corpo e para a alma, dá muita vontade de estar ao ar livre e desfrutar desse clima maravilhoso.  Mas nem todo mundo pensa assim. Eu conheço umas pessoas que odeiam o calor. Verdade! Se bem que acho que elas odeiam também o frio… Sei lá, tem gente que odeia tanta coisa, não é?

               Outro dia estive com uma amiga que é assim, para tudo tem sempre que falar:

– Eu odeio isso. Se ouve uma música de sucesso, ela diz: – odeio esse tipo de música. Se for um filme: – odeio esse tipo de filme, e por aí vai. Dessa vez não aguentei e falei pra ela:

– Poxa, você odeia tudo, tem sempre essa palavra na ponta da língua! Ela ficou meio bolada comigo, me olhou de banda, ficou pensativa… E eu imaginei: pronto, arrumei uma briga. Mas não, ela olhou séria para mim e disse: – É mesmo? Você acha isso mesmo? Bom, aí já recuperado do susto, conversei calmamente com ela:

               – Experimenta fazer uma lista de tudo que você ama e tudo o que você odeia. Depois veja qual lista é maior, se for a do “odeio”, aí sim, você tem problemas, pois não é possível alguém odiar mais do que amar. Isso se torna um vício, ter uma crítica apimentada para todas as ocasiões, e, cá pra nós, é terrível ouvir sempre que tá ruim, eu odeio isso, odeio aquilo… Às vezes, quando algo não nos agrada, é melhor ficar calado, ninguém quer ouvir nosso negativismo. Se, ao contrário, for para falar coisas boas, não economize palavras, solte o verbo! Se gostou, se amou, se apaixonou, fale mesmo, bote para cima seus sentimentos, não permita que te puxem para baixo. Assim, acho que falei por uns dez minutos e ela ficou com os olhos fixos em mim. Fiquei imaginando que ela iria descarregar seus “odeios” em mim naquele momento, mas não, ela refletiu minhas palavras, meio que mastigou, sentiu o sabor e ficou muda por alguns instantes até que balançou a cabeça e disse: – não que você tem razão?! E caímos na gargalhada.

               Isso me fez lembrar os tempos de hoje, basta você tocar num assunto de jornal que já aparece alguém falando mal da cidade, do país e do mundo, não dá nem pra disfarçar e mudar de assunto. É que nem fila de supermercado, todo mundo esperando e você não pode cruzar o olhar com ninguém, pois tem sempre alguém esperando pra reclamar da demora, dos preços, do serviço, etc. etc. Quer um conselho? Se você não quer ouvir ninguém reclamar da vida, não cruze o olhar com ela, se não, já era, vai ouvir muito.

               Eu mesmo tenho que me precaver quanto às coisas que escrevo aqui, pois às vezes fico mais amargo que café sem açúcar e as coisas não são para serem levadas assim. A coisa tá difícil? Tá, mas de nada adianta reclamar e odiar pelos cantos, as pessoas ao seu lado esperam mais de você, então sorria, Jesus te ama!

               A vida é linda, o tempo é bom com sol ou com chuva, o amor está sempre no ar, basta ter sensibilidade para senti-lo. Não permita que o amargo da vida seja sua constante, misture com mel e limão e saboreie, pois a vida, ah! A vida! É feito ferro de engomar… Sempre passa.

Tenham uma excelente quaresma.

P.S. Depois que inventaram o tá ruim, nunca mais ficou bom.

P.S. do P.S. Então reinvente-se e faça ficar sempre maravilhoso.

 

Paulo Sobrinho e Solange

loretando@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM