Loretando – Dezembro 2016
WEB LORETO
Bem amigos do Loreto, de primeira vou desejando um feliz natal e próspero ano novo a todos os paroquianos assíduos na leitura do Jornal/Revista O Mensageiro e que por tabela lêem minha coluna a mais de 25 anos, tempo pra caramba.
O jornal tem mais tempo e em 2017 a versão web estará completando 20 anos de existência no ar. Foi em 1997 que colocamos na web o site do loreto.org.br e era basicamente o jornal O Mensageiro transcrito em HTML, uma página única, longa com todas as matérias e outros detalhes da paróquia. Com o tempo aprendi a fazer um hiperlink com os títulos das matérias. Posso dizer que tive o prazer de implementar essa novidade, junto com meu grande amigo Eli Pimentel, que na época gerenciava o provedor Cybernet e eu era o agente externo que fazia as instalações dos programas para navegação. Pena que as gravações feitas em disquetes se apagaram com o tempo, seria uma relíquia maravilhosa de ser guardada. O computador da paróquia mais moderno era um 486 com o Windows 4.11, a instalação do programa era feito por disquete e necessitava de uma coisa chama fax modem, placa que dava o maior trabalho pra configurar e quando conseguia conectar fazia o maior barulho e dependia de uma linha telefônica. Naquele tempo a cobrança telefônica era feita por pulso, pagava-se um X por minuto usado, ou seja, no final do mês a conta vinha que vinha… mas tinha uma alternativa, de meia noite às seis da manha cobrava-se apenas um pulso, então a galera passava as noites acordada para economizar e nos finais de semana isso acontecia de meia noite de sexta-feira até seis horas da manhã de segunda, então ninguém queria sair de casa nos fins de semana, todos queriam usar essa novidade. Acho que só eu trabalhava nesses dias, pois quando dava problema na conexão eu era chamado para resolver e devolver a conexão, o Pe. Victor era campeão de chamados. Com o início da paróquia na internet diminuíram-se os caminhos, por exemplo, o Pe. Sebastião quando esteve com o Papa em Roma, mandou uma foto, que demorava uma eternidade para abrir, mas ficou muito bacana, inclusive, por poder informar aos padres de outros países, o endereço de email; loreto@loreto.org.br para poderem trocar mensagens, o que hoje quase não se usa, pois existem os aplicativos de mensagens instantâneas, os zap´s da vida. Recordo-me do primeiro aparelho de CD-Room instalado no PC da igreja, que agora era um 586 Pentium, e nele instalamos o win95. Com a velocidade de 12X era muito mais rápido do que o quatorze disquetes de instalação deste mesmo programa. A evolução de lá para cá foi radical; computadores, programas, aplicativos, celulares, tudo.
O jornal feito em jornal meia folha, hoje é uma bonita revista, colorida e cheirosa. Para chegar aonde chegou, muitas pessoas abraçaram com as duas mãos o projeto, não posso deixar de citar alguma delas, vou me esquecer de alguns nomes, mas faz parte da idade: Helia/Fraga, Esther Cosendei, Eli Pimentel/Cida, Mauro/Diaclice, Nelson/Maria Tereza, Dehon/Raquel e tantos outros que se doaram para que chegássemos ao que somos agora. Hoje a web anda quase sozinha, temos a Pascom com sua equipe brilhante tomando conta da situação, a Ana Clébia cobrando meus artigos, sempre atrasados, e organizando as coisas. Hoje rola até transmissões ao vivo de eventos da paróquia, temos uma inteiração maior entre os paroquianos com grupos de zap-zap, lista de email´s e com isso tudo se tornou mais rápido. Os computadores diminuíram de tamanho e ficaram na palma da mão, a internet em velocidade que jamais imaginaríamos naquela época, só para ter idéia um HD grande tinha o tamanho de 512 Mb, que diferença para os de agora com muitos Tb (terabites) e o mais incrível, não depende mais da linha telefônica, rssss. O Loreto foi uma das primeiras paróquias a se conectar com o mundo via internet, sinto grande orgulho de ter participado desta revolução e agradeço a Deus pelos conhecimentos que adquiri e que hoje fazem parte da minha profissão, cheguei lá como autodidata e com a paciência de muita gente, pois qualquer configuração demorava horas e o cliente nem sempre entendia isso, eu quase morava na casa deles para uma instalação… rsss. Tenho muitos agradecimentos a fazer, mas o principal é ao Todo Poderoso que nos guiou por esses caminhos cibernéticos e deles estamos tirando os melhores proveitos. A informática faz parte da evolução da espécie e temos que aprender a usá-la com moderação e inteligência, pois mesmo agilizando informações, nada substitui o contato físico, o abraço quente, a conversa olho no olho e a palavra ao vivo. Então, que sigamos evoluindo e crescendo com nossos conhecimentos e não deixemos de nos ver e nos encontrar pelas festivas da vida. Deus abençoe a todos, tenham uma ótima virada de ano e que o nosso natal seja com Cristo, por Cristo e em Cristo e que o nascimento do Menino Jesus seja uma realidade em nossas vidas.
P.S. “Bom natal, um feliz natal, muito amor e paz pra vocês…”
P.S. do P.S. “Pra vocês…”
Paulo Sobrinho e Solange