Loretando – Dez2018

 

Esperança, essa é a palavra

 

 

               Bem amigos do Loreto, enfim chegamos ao final deste ano que foi muito longo e cansativo. Tivemos de tudo um pouco, muito “mi mi mi” nas redes sociais, muita briga partidária e muito pouco de educação e respeito, parecia uma cidade do faroeste, todo mundo era dono da verdade e soltava o verbo em cima de quem não concordava com a sua verdade. Foi muito triste ver revelar-se tanta agressividade em pessoas que até então mostravam ser tranquilas. Mas esse tempo passou e espero que fique enterrado no passado por muito tempo, afinal, opinião é igual a bumbum: todo mundo tem, você não precisa mostrar pra ninguém e ninguém é obrigado a ver o seu.

Bom, passado esse tumulto vamos ao que interessa; o Natal chegou. Como está seu Advento? Como você está se preparando para o nascimento de Jesus? Quais são seus planos para o ano novo que se inicia? Esse natal pra mim será muito especial, pois recebi a graça de ver minha família aumentar numa velocidade alucinante, muitas crianças novas e uma neta mais bonita que eu… Como pode uma simples criancinha mudar tanto as nossas vidas e vê-los crescer é uma sensação indescritível. Ser avô e tio-avô é melhor ainda, você só chega na hora boa, com a criança limpinha e toda bonitinha. Se chorou, passa pra mãe, fez cocô, passa pra mãe, se está rindo, fica no seu colo… Quer coisa mais gostosa??? “eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades, o tempo não para, não para não, não para…” E assim acompanho o poeta, eu vejo nos olhos dos meus filhos e sobrinhos, agora com suas crias, um novo brilho, um novo fio de esperança, vejo que mais do que nunca eles desejam um país melhor, desejam e estão lutando para isso. Esse natal será muito especial mesmo. Dobro os joelhos a todo instante agradecendo a Deus por tamanha felicidade, pois sobrevivi pra ver vários jardins florescerem, tantas flores novas em nossas vidas. Amigos de longa data também receberam essa graça, são netos e sobrinhos netos que chegaram para engrandecer ainda mais essa obra divina chamada família. Não tenho palavras para agradecer: Obrigado Deus! Simples assim. Desejo a vocês, intrépidos loretanos, um final de ano maravilhoso e um natal cheio de esperanças. Que vocês tenham uma mesa farta de amor, carinho e respeito. Que todas as famílias possam estar reunidas envoltas num clima de ternura. Natal é sim, um tempo de esperança, um tempo onde renovamos nossas forças e fé em Cristo Jesus para um ano novo repleto de coisas boas. Esse é o meu desejo: que uma infinidade de coisas boas aconteça na vida de vocês e que nada lhes tire a esperança de uma vida melhor. Fiquem com Deus, tenham um lindo Natal e um ano novo repleto de amor, carinho e respeito, porque sem isso fica muito difícil viver bem. Até ano que vem.

PS “e, no entanto é preciso cantar, mais que nunca é preciso cantar, é preciso cantar pra alegrar a cidade…”

PS do PS Que cantemos e encantemos nesse ano novo que se aproxima.

 

Paulo Sobrinho e Solange

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM