Loretando – COMUNIJOVEM 42 anos

Bem amigos do Loreto, estava tudo preparado para um texto voltado para um tema específico deste ano, a Campanha da Fraternidade, mas surgiu um convite inesperado, rever os velhos amigos do maior grupo de jovens do Loreto, mesmo sendo o único. Foi uma coisa meio em cima da hora, chama daqui, convida dali, encontra fulano, deixa recado com beltrano e enfim chegou o grande dia e quem ficou sabendo foi, quem não ficou sabendo não foi. Afinal, para quem tem 42 anos de grupo com certeza já passou dos 50 e está beirando os 60 anos, então essa habilidade que os jovens têm hoje de contatar pessoas em fração de segundos não é muito a nossa praia, foi tudo boca a boca mesmo, se bem que agora evoluímos e pegamos os endereços de email, zap-zap e face de cada um. Uma loucura mexer com isso tudo junto, mas agora consegui até abrir um grupo no face – A Comunijovem – Loreto – sei até que “comunidade” era no antigo Orkut, rsss. Voltando ao maravilhoso dia. Juntamos todos no salão do condomínio de um dos componentes, vocês vão reparar que não citarei nomes, pois seria uma grande indelicadeza esquecer alguém, então, como A Comunijovem sempre foi voltada para um todo, todos estavam lá e todos são importantes.

Havia no local uma atmosfera gostosa, um ar limpo, uma sensação maravilhosa dos velhos tempos, cada um contando rapidamente suas histórias de vida, cada um ansioso por rever pessoas que fizeram parte do recheio dessa coisa gostosa chamada vida. Crescemos, formamos famílias e não deixamos de lado essas memórias e com muita cantoria reeditamos nossos velhos shows no palco do antigo salão paroquial que deu lugar hoje ao Cepar. Revivemos músicas que eram exaustivamente cantadas e repetidas nas escadarias da paróquia, ou sentados no meio fio, ou na casa de um dos participantes. Não perdemos o jeito de fazer isso, cantar sempre foi o nosso forte. Naquela alegria abençoada recebemos nosso presente do dia, a cereja do bolo, nosso querido padre Sebastião, que aceitou o convite, conseguindo uma brecha em sua agenda e compareceu. Justo ele que viu tudo isso começar, acompanhou lado a lado cada formação de família, cada núcleo. Discutiu, ouviu, aceitou e não deixou muitas coisas, acho até que se ele tivesse deixado tudo teríamos tocado fogo na paróquia, por isso costumávamos chamá-lo, escondido, é claro, de Sebastião Noronha Contra e não Cintra. Sua presença em nossa confraternização foi o ponto alto, pois ele nos abençoou no passado, nos educou, nos direcionou e agora estava ali para ver os resultados. Dele eu posso citar o nome que ninguém vai reclamar. Enfim tivemos uma tarde de grandes emoções, muito carinho e afagos, muita presença de Deus nos olhos daqueles que sempre acreditaram num mundo melhor e esse é o nosso melhor mundo. Amigos que dividiram angustias de adolescentes, segredos, amores e paixões, esse último então era o nosso forte; estávamos sempre apaixonados por alguém. Nesse ambiente de paixão nos despedimos com a promessa de voltarmos a nos encontrar na missa do dia 21 de maio de 2016, sábado, no Loretão, onde celebraremos 42 anos deste grupo que formou jovens num momento difícil do pais e que hoje são vencedores, cada um ao seu modo, cada um do seu jeito. Obrigado Deus por mais essa oportunidade de alegria e paz. Que venham outras tantas.

P.S. Que Deus continue protegendo nossas famílias.

P.S. do P.S. Que Deus continue protegendo e dando continuidade aos diversos grupos de nossa paróquia.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM