Jesus e a Lei

No Sermão da Montanha, Ele deixa bem claro que não veio abolir a Lei, dada por Deus a Moisés, mas deu-lhe cumprimento ao lhe dar a interpretação definitiva. E diz mais: “quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. (Mt 5,17-19).

Jesus, o Messias de Israel, é o único que conseguiu cumprir com perfeição a Lei até seus mínimos preceitos, coisa que os judeus não conseguiram (Jo 7,19) e então pediam perdão a Deus na festa anual da Expiação. Jesus vai com a sua morte resgatar as transgressões da Lei.

A Lei recebida por Moisés fora gravada em tábuas de pedra, em Jesus ela vai estar “no fundo do coração” (Jr 31.33).

Jesus cumpriu a Lei até o ponto de tomar sobre si “a maldição da Lei” (Gl 3,13) e a sua morte expiadora resgata as transgressões da primeira Aliança (Hb 9,15).

Jesus apareceu para os judeus como um “rabi” (Jo 3,2), como um Mestre (Mt23,23-24;Jo 11,38) e “ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas” (Mt 7,28-29).

Ele não vai abolir a Lei, Ele a cumpre dando-lhe nova interpretação: “aprendestes o que foi dito aos antigos…eu, porém, vos digo” (Mt 5,33-34). Mas alguns doutores não aceitaram essa nova interpretação que Jesus dava, mesmo com a garantia dos sinais divinos que a acompanhavam.

Jesus e o Templo

Vários momentos da vida de Jesus foram relacionados com o Templo: apresentado por seus pais com 40 dias de nascido; aos 12 anos dedica-se as coisas do Pai (Lc 2,49) quando foi encontrado discutindo com os doutores; a cada ano subia ao Templo por ocasião da Páscoa e das outras festividades.

O Templo para Jesus é a “casa do seu Pai” (Jo 2,16), uma casa de oração e por considerá-lo assim fica indignado ao ver o seu átrio externo transformado em um local de comércio. Os apóstolos mantiveram depois da ressurreição um respeito religioso pelo Templo (At 2,46; 3,1; 5,20.21).

Jesus anuncia a ruina do Templo, chegando mesmo a dizer “que não restará pedra sobre pedra” (Mt 24,1-2).Testemunhas falsas deformam esta profecia e diante dos sacerdotes a consideram como uma injuria. Mas Jesus fez a relação da destruição do Templo com a sua própria morte corporal. O Templo prefigura seu próprio mistério, com isto começando uma nova era da História da Salvação, na qual seu Corpo será o Templo definitivo, daí dizer que o reconstruirá em 3 dias. Ele se apresenta como a casa definitiva de Deus entre os homens.

Um dos modos de Jesus mostrar que não era hostil ao Templo é, além de ministrar muitos ensinamentos, fazer questão de pagar o imposto do Templo, fazendo-o através de Pedro (Mt17,24-27).

( Continua no próximo número)

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM