Queridos irmãos, adentramos ao ano de 2010 e com a alegria dAquele que é mais do que Vencedor, proclamemos neste novo tempo, as maravilhas desse Deus imenso, o qual servimos e somos consagrados. O apóstolo Paulo nos escreve na Primeira Epístola a Timóteo: “Dou graças Àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério, a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância. E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo. Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nEle crerem, para a vida eterna. Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém!” (I Tim 1, 12-17).
Trecho lindíssimo para que possamos saborear e não nos sentirmos nunca fora do contexto. Não se esqueçam, Jesus veio para mim e para vocês amados leitores, não importa a nossa condição, situação ou posição, Ele veio para que tenhamos uma vida digna de filhos de Deus e para a honra e glória do Senhor, temos procurado assim viver e confiar na sua promessa.
Falar é um dom de Deus. Alguns foram impossibilitados de falar, mas o normal é falar. Falar de Deus é então um privilégio maior ainda. Deus está agindo na história e nós precisamos conhecer sempre mais sobre esta Sua ação, sobre este agir soberano.
Chamo a sua atenção aos desafios que este período da história nos traz: Somos agentes do Reino para contar as histórias de Deus, para narrar a bondade de Deus, a história da nossa vida transformada pela bondade de Deus. Tantas vidas foram alcançadas, tocadas e transformadas, como a vida de Abraão, chamado do meio dos pagãos, dos adoradores de ídolos e transformado em pai da fé. Paulo é o exemplo mais claro da bondade divina, observemos no trecho acima sua declaração, ele que era blasfemo, perseguidor e injuriador, foi alcançado pela infinita misericórdia e quase no final do seu ministério pode dizer:
“Eu não fui desobediente à visão celestial” e ao final de sua vida dizer: “Eu sei em quem eu tenho crido”. Amados, nós somos agentes do Reino para oferecer ao outro a oportunidade de conhecer a história de Deus. O outro precisa de Deus o tanto quanto eu e vocês precisávamos quando fomos encontrados por Ele e continuamos precisando. Não podemos esquecer que todos os seres humanos são iguais, provenientes da mesma fonte.
Embora as aparências enganem, não podemos assim pensar, o outro precisa saber qual é o sentido para a sua vida, qual é propósito de Deus para a sua existência, qual é a mensagem de Deus para a garantia da eternidade. Nós somos agentes do Reino para continuar contando histórias juntamente com aqueles que agora são os novos discípulos de Cristo, porque como cristãos em renovação, não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Que passo maravilhoso é a transformação de vida que ocorre no encontro com Cristo e na vontade que estas pessoas têm de falar de Cristo. Exatamente como está escrito em I Tes 1, 8: “Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a Palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou à fama de vossa fé em Deus por toda a parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma.”
Irmãos, vivemos numa época extraordinária. As portas estão abertas e os ouvidos atentos. Aproveitemos para testemunhar tudo aquilo que já experimentamos no Senhor e anunciemos por onde passarmos seus grandes feitos, suas maravilhas, seus prodígios e mais contemos as histórias de Deus seja a quem for e onde for, a começar pelas crianças, pelos nossos filhos, pelos adolescentes, pelos nossos parentes, amigos e vizinhos, pelo nosso colega de trabalho, pelos que perderam a esperança, pelos enfermos da alma e do espírito, pelos que não ainda não crêem, pelos que rejeitam, pelos que nunca experimentaram a misericórdia de Deus, e por aí vai, anunciando aos oprimidos, cansados, abatidos, desvalidos, entre outros, que é possível a transformação da vida, através do encontro pessoal com Jesus.
Esse é o novo tempo, o tempo da graça, o tempo que como agentes do Reino temos para anunciar a boa nova da salvação.
Que Deus nos ilumine e nos fortaleça para que a exemplo de São Paulo possamos dar a muitos a oportunidade de conhecer Jesus Cristo e sentirem-se dignos da vida abençoada que só Senhor pode dar.
Abraços fraternos,
Ricardo da Liturgia das 10h
ricardomoyses@globo.com
|