: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som|  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Ore Conosco
Galeria de Fotos
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

 
Editorial |JANEIRO

Prezado leitor, querido paroquiano.

Feliz Ano Novo para você e sua família. O início do ano de 2010 vem nos chamar para o exercício da esperança. Olhar com novos olhos o futuro de nossa pastoral.

É hora de verificar o que fizemos de bom, o que fizemos de errado, o que precisamos mudar. É preciso ter a coragem de reconhecer as falhas, consertar tudo o que puder e começar de novo.

Celebramos no domingo depois do Natal a festa da Sagrada Família. Lembramos o Discurso do Papa Bento XVI na abertura da Conferência de Aparecida: “A família, 'patrimônio da humanidade' constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos”... “É necessária, portanto, uma pastoral familiar intensa e vigorosa”. (Aparecida, 2007)

Nossa paróquia já fez experiências no campo desta pastoral.
Agora, porém, essa ação está dispersa entre vários trabalhos pastorais. O ECC, o Curso de Noivos, a Catequese, a Pastoral da Juventude, entre outros, se empenham pela família. É necessária, porém, uma ação conjunta, orquestrada, pela Pastoral Familiar. É preciso que a preparação para a constituição de uma família comece desde muito cedo na vida dos fiéis. Que comece antes do tempo do namoro, antes do tempo da juventude, antes da adolescência, ainda na infância. Precisa preparar as crianças para constituir uma família. Precisa ajudar os jovens para o namoro. Precisa apoiar os namorados para que possam de um modo cristão preparar-se para tornar-se família. O que hoje se faz no 'Curso de noivos' será somente a última etapa como preparação imediata à celebração do sacramento do matrimônio.
A Pastoral Familiar deverá coordenar todos esses trabalhos pastorais. E depois de casados, os casais vão precisar de ajuda e apoio. A educação dos filhos vai exigir a presença fundamental da mãe para o futuro da sociedade. O papel dos pais ao lado das mães é direito dos filhos para acompanhá-los até à plenitude de suas vidas. E quando surgem dificuldades no relacionamento dos casais, eles precisam contar com a ajuda da Igreja. Também aqui a Pastoral Familiar estará presente.

Eu lembrava em setembro, ao comentar a visita a Loreto este ano, que a devoção a Nossa Senhora com o título de Loreto, faz lembrar a Casa de Nazaré, centro da devoção em Loreto, que foi a Casa da Sagrada Família. Os apelos que brotam daquela Casa em favor da família e em defesa dos seus valores fundamentais exigem de nossa paróquia uma florescente pastoral familiar.

Agora, ao iniciar o Ano Novo, quero apresentar a você, querido(a) paroquiano(a), essa proposta de organizarmos a Pastoral Familiar na nossa paróquia. E peço à nossa padroeira que interceda pelas bênçãos de Deus para esse intento.

P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.

 
 
 

VEJA NO MÊS DE JANEIRO/2010:


- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
 
 
Ore Conosco
cf2008

Você já é um voluntário para o JMJ 2013?
Vou abrigar os peregrinos.
Vou ser voluntário
Ainda não me decidi.

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

ABR MAI JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ
JAN FEV
JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário