Open/Close Menu A Paróquia de Nossa Senhora de Loreto quer ser comunidade de fé e de amor. Reúne numerosíssimos fiéis em movimentos, serviços e pastorais, espaço de convivência, de fraternidade, de acolhimento e partilha. Quer oferecer oportunidade para aprimorar convivência cristã em torno da Palavra e dos serviços de ajuda aos mais necessitados. Lugar de um culto sempre mais aprimorado, de louvor e de cursos de formação.

 

Estão abertas as inscrições para o curso de formação de coroinhas da Paróquia Nossa Senhora de Loreto! Mas antes de se inscrever, vamos aprender, de fato, o que é ser coroinha.

 

Quem é o Coroinha?

É a pessoa (criança ou adolescente; menina e menino) que na Igreja exerce o papel de auxiliar o Padre nas funções litúrgicas: celebrar a Missa e outras cerimônias. Ele tem uma função super importante, que é a de desempenhar um ministério, um serviço a Deus.

Juntos, os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

 

E quais são as funções dos Coroinhas?

As tarefas de um coroinha podem ir desde a correta preparação do Altar, ao correto manuseamento do Missal romano, todo o trabalho a realizar na credência, recepção das oferendas, etc. e também – em celebrações mais solenes – o manuseamento do turíbulo (incenso), o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que ‘aparecem ocasionalmente’ devido o tempo Litúrgico que se vive.

 

O que se exige de um Coroinha?

Além de ter realizado a 1ª Comunhão, um Coroinha precisa ter: responsabilidade, pontualidade, organização, cuidado, respeito, humildade, atenção, seriedade, amor, concentração.

 

O que será ensinado no curso?

Todas as partes que compõem a Santa Missa, os lugares da igreja, os Livros sagrados, os utensílios utilizados na Celebração, as vestes litúrgicas e os ensinamentos da Igreja.

 

Se você desejar fazer parte deste Santo Serviço ao Altar de Deus, realize sua inscrição no link:

https://forms.gle/GsfVCR7J8hYeeSPk8

 

Siga-nos: