Infelizmente foi o Santiago

E foi o Santiago, poderia ser eu, você, seu pai, seu filho, mas foi o Santiago. Morreu no exercício da profissão, morreu registrando imagens como era seu dever de repórter cinematográfico. Cheguei a ouvir; “Deus quis assim.” Não, nunca! Deus não quer assim. Jamais Deus tiraria a vida de alguém para servir de exemplo. Deus nos deu o livre arbítrio para usar nossa inteligência da melhor forma possível. Essa briga mesquinha de poder tirou a vida de um trabalhador e pai de família; poderia ser eu, poderia ser você, mas foi o Santiago. Com o passar do tempo as coisas vão se acomodando, tudo volta ao normal nas vidas das pessoas envolvidas, menos pra família, é claro. Afinal ele morreu porque mesmo? Pelo aumento das passagens de ônibus? Pela truculência da polícia? Pela esperteza de partidos e ong´s que se beneficiam com toda essa confusão? Lembro-me que na época da JMJ esses grupos gritaram que iriam protestar em Copacabana na visita do papa, diziam ter o direito de se manifestar do jeito que quisessem porque é constitucional, etc. Mas, mostrar falta de respeito ao papa iria melhorar em que a vida da cidade? Quebrar imagens e ofender a igreja católica como fizeram melhorou em que as nossas vidas? Os políticos que roubam continuam roubando, os desonestos continuam desonestos, os corruptos também. Eles sabem que chegaram ao poder pelo voto e somente o voto pode tira-los de lá, é assim numa democracia. Esses grupos sabem e não tem interesse que todos saibam disso. Muito se lutou nos tempos da opressão para que a tão famosa democracia abraçasse nosso povo tão sofrido e hoje as pessoas querem voltar ao passado e tirar ou botar alguém no poder pelas mãos sujas de sangue. Este ano tem eleições para presidente, senador, deputado federal e estadual, você já tem seu candidato? Estou cansado de receber informes de quem eu NÃO devo votar, mas então, em quem devemos votar? Quem teria tanto interesse em não dar essa resposta agora? O voto ainda é obrigatório neste país e mesmo anulando alguém será eleito, e aí, iremos para as ruas de novo para pedir que o eleito saia?  Não funciona assim.

O garoto preso por soltar o rojão poderia ser meu filho, seu filho, sobrinho ou um dos nossos da PJ, ele acreditou no canto da sereia de que tudo poderia ser feito em nome da revolução, acreditou em histórias infantis do Peter Pan, Sininho e Capitão Gancho e hoje paga caro por isso, sozinho numa cela fria talvez esteja se perguntando; o que foi mesmo o que eu fiz? Não tenho dinheiro nem pra comprar um cigarro a varejo, quanto mais um rojão. Sou a bola da vez. Esse menino está vivendo momentos que ninguém explicou que poderia acontecer quando ele foi convocado para ir às ruas. Vai servir de plataforma para políticos que ha meses atrás batiam no peito apoiando os jovens que quebravam e incendiavam, mas deu ruim, então se mudam as estratégias. Político bom é aquele que muda de lado na hora certa, tudo por uma reeleição que se torna cargo vitalício de pessoas inescrupulosas. Infelizmente é assim que eles pensam. Precisamos rever nossos conceitos, precisamos reeditar este filme, pois sabemos que do jeito que vai o mocinho morre no fim. Precisamos reaprender que política não é obrigatoriamente algo sujo desde que estejamos com as mãos limpas, precisamos saber que outros Santiagos virão se não tornarmos nosso voto consciente e colocarmos no poder pessoas decentes e que não provoquem a necessidade de irmos para as ruas pedir que façam o que é obrigação deles.

Rezemos pela família deste Santiago que se foi e dos que poderão vir. Rezemos pelos jovens seduzidos pelo poder da força e agressividade e que acham que são imortais e que nada poderá lhes acontecer. Rezemos pela cidade do Rio de Janeiro que visivelmente está nas mãos de pessoas inescrupulosas e que matariam outros Santiagos para continuar no poder e pelo lucro fácil. Amém!

P.S. Tudo posso, mas nem tudo me convém.

P.S. do P.S. Meu direito termina quando começa o seu, mesmo que eu considere legítimo.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM