II Jogos Arquidiocesanos

O objetivo da realização dos Jogos Arquidiocesanos é realizar uma competição esportiva, em diversas modalidades e categorias, com o intuito de levar o povo carioca a vivenciar os valores de “lealdade, perseverança, amizade, partilha e solidariedade” (Homilia do Papa João Paulo II, Jubileu dos Esportistas, 2000) que o esporte pode trazer a nossa sociedade em harmonia aos valores disseminados por nossa Santa Igreja Católica e ensinados por Jesus Cristo.

Os I Jogos Arquidiocesanos, ou as competições chamadas Olímpiadas da Paz ocorreram inicialmente em 2008. Naquela época a abertura e encerramento foram no Maracanãnzinho, e a competição foi disputada em 3 modalidades: atletismo (100m, 200m e 5km), futebol de campo e vôlei de quadra. A organização do evento ficou a cargo do Vicariato da Comunicação Social em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer;

Para os II Jogos Arquidiocesanos, a organização evento está a cargo da Pastoral do Esporte, que definiu algumas diretrizes importantes para a competição a partir desta próxima edição a ser realizada em 2015:

  • Os Jogos serão realizados de 2 em 2 anos;
  • Cada Paróquia ou Movimento Católico (aprovado pelo Vicariato para Vida Consagrada) formará uma delegação distribuída em diversas modalidades;
  • A competição será dividida em dois momentos: Seletivas Vicariais e Finais Arquidiocesanas;
  • Os vencedores por modalidade e categoria em seus vicariatos (Seletivas Vicariais) disputarão os jogos finais (Finais Arquidiocesanas) para serem escolhidos os vencedores arquidiocesanos;
  • Os locais de competição serão escolhidos de acordo com as demandas de modalidades e disponibilidade de locais em nossa cidade;
  • As Seletivas Vicariais terão representantes da Pastoral do Esporte por Vicariato para organizar as competições.

As modalidades escolhidas para as Seletivas Vicariais são:

  • Atletismo – corrida de 100m;
  • Atletismo – corrida de 400m;
  • Atletismo – salto em distância;
  • Futsal;
  • Voleibol de Praia;
  • Voleibol de Quadra;
  • Tênis de Mesa.

Além das modalidades já disputadas nas Seletivas Vicariais, algumas outras modalidades PODERÃO ou NÃO estar presentes SOMENTE nas Finais Arquidiocesanas de acordo com o total de inscritos na modalidade específica e necessário para se tenha um torneio com um mínimo de participantes a ser definido no Congresso Técnico. As modalidades que poderão ser incluídas nas Finais Arquidiocesanas são:

  • Atletismo – corrida de 10km;
  • Basquetebol;
  • Handebol;
  • Lutas (a serem definidas no Congresso Técnico);
  • Natação;
  • Ciclismo (a ser definida uma especialidade).
  • Também pretendemos incluir modalidades paraolímpicas nas Finais Arquidiocesanas a serem definidas no Congresso Técnico;

Em cada modalidade, teremos uma divisão de categorias por faixa etária ainda a ser definida pela organização dos Jogos. Para todas as modalidades, teremos duas categorias referente a faixa etária: 15 – 17 anos e acima de 18 anos completados ao início das competições. Para todas as modalidades, serão também divididas em masculino e feminino e não ocorrerão competições com categorias mistas.

Serão realizadas disputas em uma categoria recreativa abaixo de 14 anos na abertura dos jogos principais. Para a etapa vicarial, os jogos recreativos serão apenas para a modalidade de futsal e corrida de 100 metros. Todos os participantes da categoria recreativa receberão prêmios.

Será realizado um Congresso Técnico com os representantes das paróquias inscritas nas modalidades definidas para as Seletivas Vicariais. O Congresso tem a finalidade de expor as regras claramente e para todos os participantes, tirar as dúvidas existentes e definir diversos pontos ainda pendentes, como as modalidades das Finais Arquidiocesanas.

Os locais de competição serão escolhidos de acordo com as demandas de modalidades e disponibilidade de locais em nossa cidade. Estamos em contato com a Prefeitura do Rio, Escolas Católicas e outras instituições que possuem locais para a prática destes esportes. Nos locais de competição deverão possuir uma estrutura mínima para receber um evento, como banheiros. Além disso, vamos buscar a presença de assistência médica durante cada competição.

Serão realizados cursos preparatórios para os árbitros nas diversas modalidades da competição. Esta sendo verificado junto as federações esportivas de cada modalidade, as necessidades para estes cursos. Os cursos serão gratuitos para qualquer pessoa que quiser se tornar arbitro, dando preferencia para professores de educação física, esportistas ou ex-atletas. Está sendo levantado o custo, tempo e quantidade de cursos necessários.

As inscrições serão realizadas via formulário eletrônico disponibilizado a partir na data estabelecida no cronograma diretamente neste portal. A documentação se ser definida para efetivar as inscrições deverão ser impressas e entregues na sede dos Vicariatos até a data estabelecida. Não serão aceitas inscrições que não forem efetivadas pelo portal ou fora do prazo estabelecido. Em caso de não conformidade de documentação necessária para efetivar as inscrições, a equipe será avaliada pela comissão da Pastoral do Esporte Arquidiocesana responsável pelo evento. Será cobrada uma taxa de inscrição por atleta com a finalidade de custear a compra de materiais esportivos para os Jogos;

Calendário

Data Descrição
22.11.2014 Lançamento do II Jogos Arquidiocesanos, no dia
da Unidade Arquidiocesana, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.
20.01.2015 Início das inscrições das equipes na Corrida
de São Sebastião.
22.03.2015 Fim das inscrições das equipes no site.
27.03.2015 Fim da entrega das documentações.
18.04.2015 Congresso Técnico.
25.04.2015 Abertura dos Jogos.
02.05.2015 Início das Seletivas Vicariais.
31.07.2015 Fim das Seletivas Vicariais.
05.09.2015 Início das Finais Arquidiocesanas.
26.09.2015 Fim das Finais Arquidiocesanas e Encerramento
dos Jogos.

Observação: Estas estão sujeitas a alteração de acordo com a análise da Pastoral do Esporte do Rio de Janeiro.

Em caso de dúvidas sobre os II Jogos Arquidiocesanos envie-nos um email paraja@pastoraldoesporterio.org.br. Nos acompanhe também pelo facebook (pastoraldoesporterio), pelo twitter (@esportearqrio) ou por nosso programa Esporte Catedral na rádio Catedral FM 106,7, todas as quartas, às 20h40.

A Paróquia Nossa Senhora de Loreto já se encontra inscrita nos II Jogos Arquidiocesanos e estará realizando a inscrição dos interessados em participar nos dias 07 e 08 e 14 e 15 de março. Também há oportunidade para Equipe de Saúde, Equipe Técnica e Apoio (Outros)”.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM