“Ide e levai o Evangelho a toda criatura” – Juventude Missionária e as mega missões na Semana Santa

Unidos a missionários de todo o mundo, jovens, famílias e crianças e contando com uma grande parte de paroquianos da nossa Paróquia, mais uma vez a Juventude e Família Missionária viveu atendendo o chamado da Nova Evangelização o tríduo sacro na Semana Santa.

Esse ano, a cidade escolhida foi Vassouras, situada a 131 km da capital Fluminense. Distribuídos pelos povoados de Bacia de Pedra, Grecco, Massambará e São José dos Ferreiros, além de participar das atividades e promover a participação dos moradores locais nas mesmas, os missionários fizeram visitas porta a porta nas casas, falando um pouco sobre o tempo litúrgico vivido, fazendo orações ou simplesmente conversando e trocando experiências com pessoas de todas idades e religiões. Uma oportunidade de reacender a vivência desses dias tão importantes e muitas vezes também despertar nos corações que não conhecem a Cristo um pouco do seu amor por cada um de nós!

Rebecca Addum, Gisele Gonçalves, Mariana Souto e Cecília Mangiarini visitando as famílias na comunidade de Massambará – Vassouras

Além das atividades, os 250 missionários (sendo 150 participantes da Juventude e outros 100 da Família Missionária) receberam acompanhamento espiritual como confissão e direções espirituais, dados pelos padres e consagradas do Movimento Regnum Christi que os acompanharam nessa missão.

Resumindo as missões, a jovem Mariana Souto, participante do EAC Loreto diz que “as missões são um momento em que mergulhamos no amor infinito de Deus. Saímos para evangelizar e transmitir amor, voltamos evangelizados e sentindo o amor”. E é isso que de fato acontece, Deus reserva uma experiência pessoal para cada um daqueles que abre mão da sua zona de conforto para ser Ele mesmo para aqueles que não tem facil acesso aos sacramentos e à Palavra como nós temos nos centros urbanos.

 

João Pedro Valle, na celebração da Santa Cruz

Além da parte espiritual, os missionários tem atividades de integração entre eles e a comunidade como futebol, palestras, terço em equipe, campanhas (que funcionam como jogos de tabuleiros baseados em propósitos diários) e a oportunidade de conhecer realidades muito diferentes das que estão acostumados.

“A Juventude Missionária me proporcionou grandes experiências e me ensinou o quão importante é a Semana Santa. As missões nos mostram um lado do mundo que não vemos, como em Grecco (comunidade de Vassouras), o caso de uma senhora chamada Tereza que não perdeu a fé, mesmo em meio a muitas dificuldades, e muitas outras histórias e experiências que recebemos a cada ano.” – João Pedro Valle,18 anos, também participante do EAC e missionário pela 2ª vez.

A Juventude e Família Missionária está presente em diversos países e nasceu em Cotija de la Paz, Michoacán, no México em 1986. Desde lá em feriados como Páscoa, Nossa Senhora Aparecida e Corpus Christi ela promove missões de evangelização e humanitárias. Especificamente na Semana Santa, onde o mundo todo está em missão, chamamos de Megamissões por formarmos uma grande rede de evangelização.

O grupo de missionários unidos para a Santa Missa de encerramento, no domingo de Páscoa.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais