Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto

Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto

Prezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

“Todos os moradores daquela Freguesia tem com esta Senhora muito grande devoção e assim todos a buscam em seus trabalhos, apertos e necessidades e nunca saem de sua presença confusos porque sempre a sua piedade os consola”.

Histórico da Paróquia e Santuário N. Sra de Loreto

Histórico da Paróquia e Santuário N. Sra de Loreto

Assim surge esta devoção nas nossas terras. Juntamente com a administração dos sacramentos do Batismo e do Matrimônio, registrados nos livros paroquiais, assim como o Catecismo, as Confissões e as Missas vai se conservando a fé por muitos e muitos anos. As Irmandades reúnem e formam a espiritualidade dos fiéis.

As notícias mais detalhadas do tempo dos padres barnabitas falam da fundação de centros catequéticos em diversos locais, escolas e nas capelas localizadas a grandes distâncias da matriz. Descrevem também o esforço na instrução e formação do povo para a participação frutuosa da santa Comunhão começando pela reza do terço pelas casas.

Entrementes, em 20 de março de 1920 Nossa Senhora de Loreto é proclamada Padroeira dos Aeronautas pelo Papa Bento XV e, pouco a pouco a presença dos militares da Aeronáutica se faz notar na sua igreja em Jacarepaguá. Em 1970, a pedido do Ministro da Aeronáutica, Marcio de Souza Melo, por ocasião do cinqüentenário da Padroeira da Aviação, o Cardeal D. Jaime de Barros Câmara concede a esta igreja o título de Santuário Nacional dos Aeronautas. Paralelamente a esta devoção dos aviadores surge uma nova devoção invocando Nossa Senhora de Loreto como intercessora para se conseguir ter uma casa, moradia digna para a família. A origem dessa devoção se deve à santa relíquia que é a Casa de Nossa Senhora que se conserva em Loreto, na Itália.

Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto – Loretão

Nos dias de hoje a Paróquia de Nossa Senhora de Loreto quer ser comunidade de fé e de amor. Reúne numerosíssimos fiéis em movimentos, serviços e pastorais, espaço de convivência, de fraternidade, de acolhimento e partilha. As nossas experiências com os mais recentes Encontros de Casais, de Jovens, de Adolescentes, com o Fé e Dons, assim como com os antigos e tradicionais Apostolado da Oração, Movimento Eucarístico Jovem, Liga Católica, Congregação Mariana, movimentos que promovem a convivência, mostram quanto mais se pode fazer nessa direção. Quer oferecer oportunidade para aprimorar convivência cristã em torno da Palavra e dos serviços de ajuda aos mais necessitados. Lugar de um culto sempre mais aprimorado, de louvor e de cursos de formação. Destacam-se a Iniciação Cristã com foco nas crianças, nos jovens e adultos; a preparação para a Vida Matrimonial, o aperfeiçoamento teológico e o acompanhamento aos enfermos.

E, para onde caminhamos? Diante das dificuldades do deslocamento até a igreja, é preciso chegar mais perto das residências e criar aí locais de culto, de catequese, de Círculos Bíblicos. Fomentar o que o Documento de Aparecida chama de “paróquia rede de comunidades”. Precisamos de novo ardor missionário. Nossa Senhora de Loreto, inspirai-nos e intercedei por nós!

Pe. Sebastião Noronha Cintra