: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som|  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Ore Conosco
Galeria de Fotos
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

 
A festa da Apresentação do Senhor |FEVEREIRO


Breve histórico

Outro modelo bastante interessante de lucernário é o da Festa da Apresentação do Senhor, celebrada entre nós, cristãos latinos, no dia 02 de fevereiro. A festa de origem oriental, Hypapante ou "Encontro", encontra os testemunhos mais antigos nos relatos de Egéria (século IV): "Efetivamente, nesse dia, vai-se processionalmente à Anastasis (Igreja da Ressurreição), com a participação de todos no ato. Tudo se desenvolve em grande festa, como na Páscoa. Todos os sacerdotes pregam, inclusive o bispo, comentando sempre aquela passagem evangélica que descreve como, aos quarenta dias, José e Maria levaram o Senhor ao Templo e como Simeão e a profetisa Ana, filha de Fanuel, encontraram-se com ele, recordando as palavras que pronunciaram ao ver o Senhor, assim como a oferenda que seus pais fizeram. Depois de ter cumprido, conforme o ritual, as cerimónias de costume, celebram-se os Mistérios (a sagrada liturgia) e tem lugar a despedida". Essa festa foi introduzida em Roma pelo Papa Sérgio (séculos VII-VIII).

O simbolismo do luz

A introdução das velas na procissão, que valeu à festa o título de Festa de Nossa Senhora das Candeias, foi sugestão de uma senhora romana chamada Ikelia, entre 450-457. Mas é mais firme o testemunho deixado por Cirilo de Alexandria (século V), que, no dia da festa, exortava assim os fiéis: "Festejemos, de maneira esplendorosa, com lâmpadas brillhates, o mistério deste dia".
Sabe-se que já nessa época eram utilizadas luzes e tochas.
Entre os romanos, tal festa encontrou na festa pagã das lupercais um terreno fértil para a inculturação da fé. Assunto que já tratamos anteriormente. O comentário do atual Missal Romano esclarece que a simbologia da luz é própria da Gália "com a solene bênção e procissão das velas, popularmente conhecida como a 'candelária'", recebendo, em Roma, um aspecto mais penitenciai.

Do Natal à Páscoa

A apresentação do Senhor, que originalmente se localizava quarenta dias após a solenidade da epifania, marca o final das comemorações natalinas e aponta para as festas pascais. Não é impossível deduzir essa sugestão nos textos litúrgicos da Igreja latina. No convite antes da procissão, o padre diz: "Irmãos e irmãs, há quarenta dias celebrávamos, com alegria, o Natal do Senhor [...] Também nós, reunidos pelo Espírito Santo, vamos nos dirigir à casa de Deus, ao encontro de Cristo. Nós o encontraremos e reconheceremos na fração do pão, enquanto esperamos sua vinda na glória". As orações de bênção das velas sutilmente também sugerem o mesmo: "Ó Deus, luz verdadeira, fonte e princípio da luz eterna, fazei brilhar no coração de vossos fiéis a luz que não se extingue, para que, iluminados por estas velas, no vosso templo santo, cheguemos ao esplendor da vossa glória".

Ao encontro do Senhor

A procissão que tem início propõe o cântico de Simeão, com a seguinte antífona do próprio cântico: "uma luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo". O rumar para a igreja, no início da celebração, entoando o cântico do velho profeta que, no fim dos seus dias, pediu paz, por ter visto a salvação, nos alegra e encaminha para a liturgia. Para o Cristo rumamos, nele encontramos nossa paz. Nele, que é nossa luz e salvação, temos nosso repouso. Em alegre caminhar, durante a noite, de velas acesas, proclamamos ritualmente que já vimos a salvação e que em nossa vida inteira ansiamos a paz prometida.

Padre Danilo César dos Santos Lima - Do Jornal Opinião

 
 
 

VEJA NO MÊS DE FEVEREIRO/2010:


- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
 
 
Ore Conosco
cf2008

Você já é um voluntário para o JMJ 2013?
Vou abrigar os peregrinos.
Vou ser voluntário
Ainda não me decidi.

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

ABR MAI JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ
JAN FEV
JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário