: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som|  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Ore Conosco
Galeria de Fotos
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

 
CRISTO, tudo o que precisamos para um viver santo |FEVEREIRO


Amados irmãos, dando início a mais uma etapa em nossa vida, desejo de antemão a todos um abençoado 2009 de muito crescimento e maturidade espiritual.

Muitos cristãos pensam que sua vida espiritual possa ser comparada a um desses pilotos automáticos dos aviões modernos. Julgam que, depois de haverem atingido certa “altitude” espiritual, mediante o conhecimento e aceitação de Jesus Cristo, e tendo-se postado na direção da Nova Jerusalém, possam deixar tudo a cargo do piloto automático e chegar a salvo à cidade celestial, vivendo despreocupados no que se refere à sua vida espiritual. Na vida do cristão, nada existe de automático. Sua vida é uma batalha na qual deve estar empenhado ativamente dia após dia. Nossa dedicação ao Senhor deve ser renovada a cada amanhecer.

Nessa reflexão, desejo enfatizar a vida cristã em sua continuidade. Qualquer cristão pode perguntar a si mesmo e também a Deus: “Estou sendo fiel, e agora o que faço?” É um grande questionamento, que procurarei responder honestamente. Em primeiro lugar é preciso buscar a santificação (Fil 2, 12-15). A santificação vinda de Deus ao que crê não é um ato único, isolado, mas um processo permanente. Esse processo se inicia na conversão, e continua por toda a vida cristã, até que tenhamos um encontro definitivo com Deus. É um processo diário, que se renova a cada manhã (Lamentações 3, 22-23). Estamos verdadeiramente empenhados numa batalha ao lutarmos contra os poderes das trevas. Nada é automático em nossa vida espiritual, precisa haver luta diária. O cristão fiel toma a sério as coisas sagradas e sua relação pessoal com o Senhor. Amados, Jesus não foi até à cruz para que fiquemos onde estamos. Por meio do seu Santo Espírito quer Ele fazer de nós novas criaturas.
É esse o motivo pelo qual temos de considerar com a máxima seriedade esse problema. Em Heb 12, 14, lemos: “Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor.” Ser santo significa pertencer inteiramente a Deus. O apóstolo Paulo, escrevendo a Tito, explicou-lhe qual foi o objetivo de Jesus ao morrer pelos pecadores: “Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa esperança feliz, a Aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem” (Tit 2, 11-14). Deus quer ter nesse mundo, testemunhando dEle e por Ele, “um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tit 2, 14). Santificação significa ser “exclusivamente” de Jesus. Deus não aceita partilhar o coração dos seus filhos, a quem salvou, com nenhum outro poder, quer seja deste mundo, quer seja de outro lugar. Quem é de Deus, precisa ser somente de Deus. Isto é santificação: Consagração total da vida a Deus. Lembremos da oração de Jesus a seu Pai: “Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade” (Jo 17, 19).

Cristo tomou sobre si a nossa natureza, tornando-se um modelo impecável para os homens. Experimentou a condição humana com exceção ao pecado, orou para que fôssemos santificados pela verdade e assim como vitoriosos adentremos o seu Reino de amor. E o que é a verdade? Declarou Ele: “A tua Palavra é a verdade” (Jo 17, 17). Seus discípulos teriam de ser santificados mediante a obediência à verdade. E acrescenta Jesus com muito amor: “Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua Palavra hão de crer em Mim” (Jo17, 20). E aí está o mais lindo: Essa oração foi feita por nós! Portanto, vivamos a sagrada intimidade com o Redentor! Que maravilhosa transformação experimenta o povo de Deus ao entrar em comunhão íntima com Jesus! Temos que subjugar todos os nossos gostos, inclinações, ambições e paixões, e pô-los em harmonia com a mente e o Espírito de Cristo Jesus. Esta é a obra que o Senhor deseja que façamos em prol dos que nEle crêem. Nossa vida e comportamento têm que ser uma força modeladora do mundo. O Espírito de Cristo tem que exercer influência controladora na vida de seus seguidores, para que falem e se comportem como Jesus. A graça de Cristo tem que operar uma transformação extraordinária na vida e no caráter de quem o recebe.

Irmãos, permaneçamos em Cristo, seja em que tempo e circunstância for. Viver em Cristo significa salvação da condenação causada pelo pecado. Viver em Cristo significa viver uma nova experiência de vida, na qual as coisas do passado são deixadas para trás, avançando em direção à santificação. Jesus revelou qual é o segredo para o cristão ter uma vida atuante no processo de santificação: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 4-5).
O segredo do sucesso, no processo de santificação, é “PERMANECER” em Jesus. Logo, santificação não é um ato isolado na vida, um ato casual. É um processo de imersão e permanência em Jesus Cristo. Deve todo cristão sábio, que permanece em Cristo, estudar a Palavra de Deus diariamente, com o cuidado de não apenas deter-se a estudá-la, mas sim, também obedecer a tudo o que a Palavra de Deus ensina e nos propõe. Devemos fazer da Palavra de Deus uma bússola para nos guiar ao rumo certo, sem nos esquecer que o Espírito Santo de Deus é importante Agente divino no processo de santificação do cristão. É Ele quem nos habilita para uma vida de fidelidade a todos os mandamentos de Deus. É o Espírito Santo quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo vindouro, no qual todos seremos julgados (Jo 16, 8-11). O Espírito Santo recebeu de Deus a missão de honrar a Jesus Cristo diante dos homens, conduzindo os cristãos a reconhecerem em Jesus seu Único Salvador. Jesus declarou: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará” (Jo 16, 13-14). Lembremo-nos: Nós não somos santos porque em nós mesmos haja um manancial de santidade. Somos santos em construção. Cada ato de fé e dependência de Deus, expresso em obediência irrestrita ao Senhor, é um tijolinho acrescentado a essa construção divina chamada de processo de santificação. É um passo à frente, em direção a Deus.

O mundo precisa de santos e nós precisamos fazer a diferença, portanto, estejamos sempre atentos aos ensinamentos do Senhor e tenhamos a certeza de que vale a pena prosseguir firme no mesmo intento: Permanecer em Jesus Cristo!

Ricardo da Liturgia das 10h
ricardomoyses@globo.com

 
 
 

VEJA NO MÊS DE FEVEREIRO/2009:


- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
 
 
Ore Conosco
cf2008

Você já é um voluntário para o JMJ 2013?
Vou abrigar os peregrinos.
Vou ser voluntário
Ainda não me decidi.

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

ABR MAI JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ
JAN FEV
JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário