FESTA DA PADROEIRA – VIVA NOSSA SENHORA DE LORETO!


 

Não foi nenhum aniversário de 350 anos, mas a quermesse em comemoração ao dia de Nossa Senhora de Loreto, no final de semana de 10 e 11 de dezembro de 2016, foi a melhor que nossa paróquia teve em anos.  A repercussão foi incrível e os comentários favoráveis à festa foram unanimes entre os paroquianos que viveram aqueles momentos de fé e integração.

Em uma paróquia grande como a nossa é muito importante termos momentos de confraternização e foi esse o clima que tomou conta da festa. Todos os movimentos e pastorais trabalharam em sinergia em prol da comunidade. A sensação era de estar em um churrasco de família, mas daquelas famílias grandes onde todo mundo se conhece, ou pelo menos já se viu. Sorrisos por todos os cantos, cumprimentos, cantoria e aquela paixão pela igrejinha branca no alto da ladeira, que motivou cada um a fazer parte disso.  O resultado foi excelente e mostrou porque nossa comunidade é tão presente e unida. Vamos relembrar alguns momentos, mas antes precisamos deixar nossos parabéns para a comissão de eventos.

A festa da padroeira começou no dia 1º de dezembro com a novena dedicada à Nossa Senhora de Loreto, nela foram feitos os primeiros ajustes.  Durante a semana, normalmente a novena era após o terço e na sequência começava a missa das 19h30, no santuário. Para esse ano, foi adotado um novo formato que parece ter dado certo. O terço começava às 19h no santuário, ao longo dos mistérios havia o deslocamento para o Loretão, onde era celebrada a missa das 19h30 e, antes da benção final era feita a novena. Em função do horário, o novo formato permitiu que muitos paroquianos que trabalham pudessem acompanhar a novena de Nossa Senhora, notando-se um aumento significativo do quórum. Todos os dias após as missas o pátio em frente ao Loretão recebeu shows e, em cada dia da novena, um movimento ou pastoral ajudou e forneceu a alimentação vendida, já preparando o povo com aquele gostinho de quermesse.

A Carreata também sofreu alterações, a imagem de Nossa Senhora de Loreto estava à frente de um coração feito de flores como murtas e rosas vermelhas, simbolizando o tema da novena “Loreto, verdadeiro coração mariano”.  A carreata contou com cerca de 70 carros que foram pelas ruas da Freguesia distribuindo terços e bênçãos aos moradores e transeuntes da região, que se emocionavam ao ver Maria passando.  O padre Luiz estava na Estrada do Urussanga, abençoando individualmente todos os carros que participaram da carreta. Mas o que chamou bastante atenção foram às motos de três casais do ECC, que escoltaram a carreata como se fossem os batedores da aeronáutica, que esse ano não acompanharam o cortejo. A Banda da Aeronáutica se apresentou antes da procissão e, como em todos os anos, cedeu a caminhonete para levar a imagem de Nossa Senhora.

Os casais foram Sergio e Marilda, Hilton e Cristina além de Eugênio e Maria Elena que, apesar de não estarem no começo, acompanharam a carreata do meio para o final. Todos fazem parte do grupo dos Motociclistas HARLEYROS. Eles disseram que a ideia de seguir de moto foi para ajudar na organização da carreata e, também, para bloquear certas ruas para que o trajeto de Nossa Senhora fosse feito sem interrupções, além de fazer a filmagem.  De volta para o topo da nossa ladeira, por volta das 18h, Nossa Senhora foi recebida com uma chuva de pétalas de rosas e levada para a missa solene, presidida pelo cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.  

Apesar do forte calor, a igreja estava iluminada, seus arredores lotados, muitas pessoas participaram da missa, que também teve a imponente apresentação do coral e o anuncio dos ganhadores da ação entre amigos, feita na comunidade a fim de angariar fundos para as reformas do santuário. Paroquianos se revezavam nas barraquinhas, servindo e compartilhando sorrisos, enquanto a música animava o público.  

Mas nem tudo estava previsto para aquela noite de sábado, existem realizações que fogem ao alcance da nossa natureza humana. A revelação do grande ganhador do carro carregava um sentido espiritual que dinheiro algum pode comprar.  Para reforçar o verdadeiro sentido destes dias de festa, fomos abençoados com as virtudes da caridade e do amor, através do gesto de generosidade do vencedor, que doou o seu prêmio à Casa de Betânia, instituição que acolhe, recupera e inclui socialmente adultos em situação de rua.

O anuncio do ganhador foi feito ainda no altar, antes do término da missa, através de um telefonema dado por Dom Orani para Nelson Lopes, que prontamente agradeceu e manifestou seu desejo de que o carro fosse doado para a Casa de Betânia. Irmã Elci, fundadora da instituição, que participou da missa, sentada na arquibancada, foi chamada às pressas, juntamente com os seus meninos, em meio a muita comoção, para receber a chave das mãos de Dom Orani.

Conversamos com Nelson Lopes, que nos contou como foi a sua sensação ao receber a notícia. Nelson estava em Maricá quando recebeu um telefonema de Jorge Amaral, dizendo que tinha uma boa notícia para dar, mas quem iria falar era Dom Orani.  Neste momento ele nos sorriu e confessou que achou que tudo aquilo fosse uma brincadeira qualquer, só se deu conta de que era sério, quando percebeu que do outro lado da linha era mesmo Dom Orani.  Nelson nos relata que a emoção foi tão grande que suas mãos não paravam de tremer, ele mal conseguia segurar o celular. Naquele momento só teve palavras para agradecer e reafirmar o seu desejo, que desde o início era o de ajudar a igreja e, caso ganhasse, ajudar a casa de Betânia doando o prêmio. Nelson complementa que sempre gostou de ajudar, mas nunca havia ganhado nada e nem se considerava um homem de sorte, mas sente que esse foi um propósito de Deus.  

“Muitos compraram para ajudar, todos queriam ganhar, alguém ganhou, esse alguém doou e todos ficaram felizes”, disse a presidente da Associação Solidários Amigos de Betânia (ASAB), Irmã Elci, com um singelo sorriso nos lábios. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer em nome dos acolhidos, informando que o carro será vendido e o valor será um legado para a ASAB, possivelmente para a capela interna dos acolhidos. Os demais ganhadores foram: Jorge Luiz Corredeira, premiado com a televisão e Claudia Maria da Costa, que ganhou o Notebook.  O ganhador da moto ainda não foi identificado, mas o número sorteado foi 82.455, caso tenha sido você, procure a secretaria da Paróquia

Logo após a missa prosseguimos com a festa, que contou com um escorrega para as crianças, ao lado do palco, e da banda Sou Pop Soul Rock, que se apresentou para uma plateia muito animada. Entre eles, os acolhidos de Betânia, que felizes, dançaram, pularam e se divertiram feito crianças, ainda sob o efeito da grande emoção da noite, contagiando a todos que por ali passavam. Ao término do Show, o supervisor Carlos, como um “pai”, levou os rapazes de volta para casa.

Como o evento foi no próprio dia de Nossa Senhora, a igreja ficou aberta e vigiada pelos guardiões do santuário, que todo dia 10 fazem um plantão para receber fieis que queiram conhecer o Loreto. No final de semana da festa foram recebidas mais de 600 visitas.

No domingo, mais uma novidade. Começamos o dia com um café da manhã partilhado. Vários paroquianos pareciam estar em um salão de hotel, mesa farta, boa conversa e a mesma alegria do dia anterior. O dia todo foi de atividades na paróquia, se apresentaram as bandas Chorinho Tocata do Rio e, também, a Fij Jazz Band. A festividade de Nossa Senhora de Loreto foi encerrada com o auto de natal do EJC, que fez uma apresentação elaborada, ainda que debaixo de chuva. Foi uma festa memorável e agora já voltamos à contagem regressiva para a próxima festa da padroeira, a mensagem maior que fica destes dias é a de que cada vez que nos reunimos para confraternizar, louvar, agradecer e trabalhar em prol de Nossa Senhora de Loreto, todos somos ganhadores e Deus se alegra com isso.  

Philipe Rabelo  e  Luciana Magalhães

Pascom Loreto

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM