Festa da Padroeira: Ser Loreto e Auto de Natal 2018

 

Ser Loreto

 

 

No último dia 8 de dezembro, quarenta e dois carros participaram da carreata para homenagear Nossa Senhora de Loreto. A festa da Padroeira foi uma excelente oportunidade para que os paroquianos colaborassem ativamente como membros da paróquia.

A vida cristã de um católico deve ser orientada pelo compromisso com a Igreja e a sociedade. O significado de comprometimento na língua portuguesa retoma a ideia de obrigação. Diante desse cenário, em um primeiro momento, o início da caminhada religiosa pode causar certo receio ante a responsabilidade assumida perante Deus.

Para muitas pessoas, a vivência do cristianismo se resume na concretização de alguns princípios importantes como, por exemplo, ir à missa aos domingos e rezar o terço. Todavia, faz-se necessário recordar que também é dever do cristão servir, seja através das pastorais ou auxiliando outros setores da Igreja.  

Uma vez o Papa Francisco disse: “Eu sei que vocês querem ser terreno bom, cristãos de verdade; e não cristãos pela metade, cristãos de fachada, que parecem cristãos, mas interiormente não fazem nada; não quereis ser cristãos só para os olhos ver, mas cristãos autênticos. Sei que não querem viver na ilusão de uma liberdade inconsistente que se deixa arrastar pelas modas e as conveniências do momento. Sei que vocês apostam em algo grande, em escolhas definitivas que deem pleno sentido. ”

            Assim, percebe-se que a vida cristã deve ser conduzida pelo serviço. O bom católico serve a paróquia sem esperar por reconhecimento ou qualquer outro prestígio. “Amar é servir em silêncio e humildade. ” Por todas essas circunstâncias, compreende-se que a omissão não é o comportamento esperado de nenhum cristão. Pelo contrário, deseja-se que o paroquiano adote uma postura proativa em benefício de toda a comunidade.     

Com vistas a concluir o presente artigo, cabe citar outro pensamento do Papa Francisco: “A Igreja é um lugar da presença de Deus no mundo, um corpo, formado por todos os batizados, um povo de pecadores e de santos. Nós somos ‘a Igreja’. A Igreja realmente estabelecida será sempre aquilo que nós, como seus membros, dela fizermos. É por isso que cada católico se deve comprometer na e pela Igreja e encontrar o seu caminho para com ela construir uma sociedade segundo o espírito do Evangelho. Um cristão sozinho não é cristão! Uns com os outros é que devemos ser sal da terra e luz do mundo. ”

Que em 2019 sejamos mais Igreja, sejamos mais Loreto. 

Texto: Bianca Interlandi / EJC e PASCOM

Fotos: Camila Barbosa / EJC e PASCOM

 

 

Auto de Natal 2018

 

            No dia 09 de dezembro, o grupo de teatro e o EJC da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Loreto realizaram, durante a festa da Padroeira, um dos momentos mais esperados: o auto de natal.

                Foi uma emocionante peça de teatro, que aconteceu ao anoitecer, após a missa das 18 horas; nela um casal contava para o seu filho a historia do nascimento de Jesus Cristo.

Para mim foi muito gratificante ver a emoção das pessoas que foram prestigiar a festa da padroeira e também o auto de natal, que foi preparadocom muito carinho.

Aproveito a oportunidade, para dá os meus parabéns a todos os envolvidos pela realização deste lindo momento, pois ele foi um dos mais bonitos e emocionantes autos de natal que eu já assisti.

Texto: Alan Luís de Abreu – EJC e Pascom

Fotos: Paulo Renato

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais