Festa da Padroeira: Ser Loreto e Auto de Natal 2018
Ser Loreto
No último dia 8 de dezembro, quarenta e dois carros participaram da carreata para homenagear Nossa Senhora de Loreto. A festa da Padroeira foi uma excelente oportunidade para que os paroquianos colaborassem ativamente como membros da paróquia.
A vida cristã de um católico deve ser orientada pelo compromisso com a Igreja e a sociedade. O significado de comprometimento na língua portuguesa retoma a ideia de obrigação. Diante desse cenário, em um primeiro momento, o início da caminhada religiosa pode causar certo receio ante a responsabilidade assumida perante Deus.
Para muitas pessoas, a vivência do cristianismo se resume na concretização de alguns princípios importantes como, por exemplo, ir à missa aos domingos e rezar o terço. Todavia, faz-se necessário recordar que também é dever do cristão servir, seja através das pastorais ou auxiliando outros setores da Igreja.
Uma vez o Papa Francisco disse: “Eu sei que vocês querem ser terreno bom, cristãos de verdade; e não cristãos pela metade, cristãos de fachada, que parecem cristãos, mas interiormente não fazem nada; não quereis ser cristãos só para os olhos ver, mas cristãos autênticos. Sei que não querem viver na ilusão de uma liberdade inconsistente que se deixa arrastar pelas modas e as conveniências do momento. Sei que vocês apostam em algo grande, em escolhas definitivas que deem pleno sentido. ”
Assim, percebe-se que a vida cristã deve ser conduzida pelo serviço. O bom católico serve a paróquia sem esperar por reconhecimento ou qualquer outro prestígio. “Amar é servir em silêncio e humildade. ” Por todas essas circunstâncias, compreende-se que a omissão não é o comportamento esperado de nenhum cristão. Pelo contrário, deseja-se que o paroquiano adote uma postura proativa em benefício de toda a comunidade.
Com vistas a concluir o presente artigo, cabe citar outro pensamento do Papa Francisco: “A Igreja é um lugar da presença de Deus no mundo, um corpo, formado por todos os batizados, um povo de pecadores e de santos. Nós somos ‘a Igreja’. A Igreja realmente estabelecida será sempre aquilo que nós, como seus membros, dela fizermos. É por isso que cada católico se deve comprometer na e pela Igreja e encontrar o seu caminho para com ela construir uma sociedade segundo o espírito do Evangelho. Um cristão sozinho não é cristão! Uns com os outros é que devemos ser sal da terra e luz do mundo. ”
Que em 2019 sejamos mais Igreja, sejamos mais Loreto.
Texto: Bianca Interlandi / EJC e PASCOM
Fotos: Camila Barbosa / EJC e PASCOM
Auto de Natal 2018
No dia 09 de dezembro, o grupo de teatro e o EJC da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Loreto realizaram, durante a festa da Padroeira, um dos momentos mais esperados: o auto de natal.
Foi uma emocionante peça de teatro, que aconteceu ao anoitecer, após a missa das 18 horas; nela um casal contava para o seu filho a historia do nascimento de Jesus Cristo.
Para mim foi muito gratificante ver a emoção das pessoas que foram prestigiar a festa da padroeira e também o auto de natal, que foi preparadocom muito carinho.
Aproveito a oportunidade, para dá os meus parabéns a todos os envolvidos pela realização deste lindo momento, pois ele foi um dos mais bonitos e emocionantes autos de natal que eu já assisti.
Texto: Alan Luís de Abreu – EJC e Pascom
Fotos: Paulo Renato