Festa da Padroeira 2017

A Festa da Padroeira já se consolidou como um tempo de convivência interpastoral em nossa comunidade de fé. É tempo de confraternizar, conhecer pessoas, reforçar amizades antigas e, sobretudo, unir esforços para oferecer a cada ano uma festa melhor, bem à altura de Nossa mãezinha e Padroeira, Nossa Senhora de Loreto.

Que sorte a nossa, termos Maria como padroeira! Exemplo de santidade e de dedicação sem limites, Maria vem abençoar a cada um de nós, como mãe amorosa, e, como a festa sempre se dá no tempo do advento, ela nos insere ainda mais à preparatória para chegada do Filho, no Natal que se aproxima.

Começando pela novena, 01/12 a 09/12, cujo tema geral foi Maria Nossa Mãe, Loreto Nosso Santuário, iniciava-se com a reza do Santo Terço, seguida celebração da Eucarística e uma benção, dedicada a um público especifico, como crianças, jovens, idosos, casais etc. Quem conseguiu acompanhar todos os dias da novena, aproveitou os momentos de extraordinárias meditações propostas nos temas apresentados a cada dia: A Tenda do Encontro; Maria Mãe que cuida dos seus filhos para que tenham grandes ideias; Santuário, sinal de esperança; Maria sustento dos cristãos; Santuário sinal da presença do Pai; Maria é a mãe que nos leva a Deus; Santuário lugar da Palavra e da Escuta; Toda a existência de Maria é um hino de amor à vida e, por fim, Santuário Profecia do Amanhã de Deus no Hoje do Mundo. Também, a cada dia, duas ou mais pastorais e/ou movimentos se encarregaram de conduzir os terços e o lanche no final.  

No dia 09/12, sábado, como costume aconteceu a grande carreata pelas ruas do nosso bairro, atraindo a atenção das pessoas que se apressavam para conseguir pegar um dos terços benzidos pelo Pe. Sebastião, antes da saída. Muitos se emocionavam, acenado e saudando a nossa Mãe. A festa como um todo, mais do que um espaço de convivência ou fonte de arrecadação de recursos para a paróquia é, sobretudo, uma oportunidade de divulgação da devoção a Nossa Senhora, mas a carreata, especialmente, é quando preenchemos um espaço vago no coração das pessoas que raramente sobem a ladeira para ir ao encontro da Mãe e do Filho. É o momento quando vamos ao encontro dessas pessoas, levando a elas a certeza de um olhar vigilante da mãe, que ora pelos filhos, que intercede por eles, aliás, por todos nós. Que preciosidade é essa festa, em cada detalhe, em cada atividade realizada! Esse espaço é pequeno para contar.

A chegada da carreata, de volta ao Santuário, foi recebida pela Banda da Aeronáutica, que homenageou lindamente a sua padroeira, permanecendo ali durante a reza do Terço Luminoso, que caminhou do Santuário com a imagem de Nossa Senhora até o Loretão, onde se deu a Santa Missa e iniciou-se após, a festa externa, com barracas e atrações musicais.

No domingo, dia da Padroeira e do Santuário Aberto, nosso Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, celebrou a missa solene, às 10h30min horas, com a apresentação magnífica do Coral Nossa Senhora de Loreto. Emocionante!

Durante o dia, intenso revezamento nas barracas, garantiu a permanência das pessoas que ali almoçaram, lancharam e aproveitaram as atrações. À noite, após a Missa, que foi antecipada para as 18h00min horas, o EJC apresentou o auto de Natal, relatado a seguir pelo Alan Luiz Abreu.

O resultado financeiro líquido da festa, foi de R$7.900,00, que irá ajudar nas despesas da paróquia do mês de janeiro, quando a arrecadação do dízimo sempre sofre queda em função das férias, mas, como já dito, o saldo desses dias foi valioso, aos olhos do Pai. Enche nosso coração de esperança, nos renova e fortalece a fé.

Também, nessas últimas linhas, queremos parabenizar toda a equipe do Santuário, os chamados guardiões, em especial ao Vitor e a Julia, incansáveis na preparação da parte religiosa da festa. Também a Comissão de Eventos, que organizou, contratou e preparou a festa externa e enfim a todas as pastorais, grupos e movimentos por sua participação fiel.

 Ana Clébia e Adauto – Pascom.

 

Auto de Natal

Na noite do dia 10 de dezembro, como de costume, após a Missa da noite, o grupo de teatro do EJC encenou um lindo auto de natal.

                Esse ano os jovens se vestiram de crianças, que enquanto esperavam o papai Noel chegar, ficavam se perguntando de onde ele vinha. Ele explicou que a sua origem é da Turquia um lugar ‘bem mais quente’ do que o polo norte.  Ele também disse que as crianças podiam falar com ele todas as noites em suas orações ao invés de pensar nele só no Natal, como é de costume.

                Contaram também em paralelo, a história do menino Jesus, como sua mãe, Maria, o concebeu e que na manjedoura ele foi presenteado pelos reis magos com ouro, incenso e mirra.

                O último ato da peça foi Maria apresentando Jesus ao público cantando a música Anunciação (Tu vens) do cantor Alceu Valença, para anunciar o nascimento do Menino Jesus. Essa foi, sem dúvida, uma das melhores encenações do auto, realizada pelo EJC. Emocionou ao mesmo tempo em que divertiu, tirando do público presente lágrimas e sorrisos.

Alan Luiz Abreu – Pascom.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM