Fé e Política – Setembro 2016

 

“Feliz Dia dos Pais… atrasado, mas generoso…”

 

Passei o último dia dos pais com os meus filhos, minha esposa e minha mãe. Foi muito especial. Passeamos e conversamos bastante. Pude, inclusive, compartilhar algumas experiências com eles. O momento mais marcante, para mim, foi quando eu expliquei aos meus filhos o motivo pelo qual devemos amar ao próximo incondicionalmente. Não se trata apenas de um mandamento ou obrigação religiosa, mas um princípio fundamental para construirmos um mundo melhor. É um elemento que define se uma civilização é mais feliz que a outra.

Quer um exemplo? Basta tratar o outro, seja no trânsito, no ônibus, na escola, no trabalho ou na universidade como você gostaria de ser tratado. Usar a partilha. Esse é o segredo. Exatamente. A felicidade está em partilhar e não em acumular. E isso vai para além de um mandamento ou de um princípio de cidadania. É apenas um segredo. Os países onde se é mais feliz, a diferença do mais pobre para o mais rico é muito menor do que nos países onde há conflitos, violência, tristezas e problemas sociais. Partilhar é praticar o amor. Se você dá isso ao mundo e consequentemente às pessoas que estão a sua volta, o mundo lhe devolve em dobro. Exercite esse amor e terás uma grata surpresa.

Ao final dessa conversa com os meus filhos, eu fiquei me perguntando quem havia me dito isso pela primeira vez. Ao olhar para o lado enquanto escrevia esse texto, vi uma foto antiga do meu pai comigo no colo. Óbvio, faz muito tempo, mas foi ele quem me disse isso pela primeira vez. Ele se foi tragicamente com apenas 51 anos em 1984. Eu era muito jovem: tinha apenas 12 para 13 anos. Faz muito tempo, foi muito difícil, mas foi muito importante na minha vida conviver e aprender com ele esses conceitos de generosidade e partilha. Meu pai era capaz de deixar de comer para dar todo o seu almoço para um colega de trabalho que não tivesse dinheiro nem para levar marmita. Sim, ele fez isso várias vezes e por diversas oportunidades ele preparava a sua marmita em dobro porque, segundo ele, sempre havia um companheiro que não teria levado e, daquela forma, ele poderia partilhar. Foi numa dessas “preparações de marmita” que ele me ensinou esse conceito bonito e importante que nesse dia dos pais eu tive oportunidade de repassar aos meus filhos…

Que possamos, nesses tempos difíceis onde o egoísmo e o acúmulo de bens e riquezas tornaram-se a tônica das ações das pessoas, ir na contramão do mundo capitalista e pensar na importância dos valores da partilha. Dessa forma, daremos uma tremenda contribuição para construir um outro mundo possível aqui e agora… um mundo justo, solidário e fraterno.

Feliz dia dos pais… atrasado, é verdade, mas com um enorme desejo de proliferar a verdadeira e profunda generosidade como um valor fundamental para construirmos a civilização do amor aqui e agora.

 

Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, Ex-Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM