Fé e Política – set2017

 

“A Política como Meio e não como Fim” 

 

Muitos dos nossos irmãos católicos vêm questionando o papel da Igreja no atual cenário político brasileiro. Os argumentos são vários, mas o que mais me chama a atenção é aquele que faz menção ao Evangelho onde Jesus diz: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Uma análise superficial pode nos conduzir a um equívoco terrível em achar que essa passagem demonstra claramente que a Igreja deve se afastar por completo de seu papel transformador da realidade injusta e perversa da nossa sociedade utilizando alguns instrumentos, como por exemplo, a Política.

“Dai a Deus o que é de Deus” mostra claramente que o mais importante é o Reino de Deus. As palavras de Cristo iluminam e servem de guia para a conduta do Cristão no mundo atual. A fé não pede que se fuja das realidades temporais; muito pelo contrário, torna-se instrumento da transformação do indivíduo e, por conseqüência, da sociedade. Esse é o elemento fundamental da instauração do Reino de Deus: “Dar a Deus o que é de Deus”.

Quando analisamos o objetivo fundamental da mensagem Cristã, percebemos claramente a sua finalidade: Deus. E, como chegar até Ele? Diversos caminhos são exemplificados. E, num Continente profundamente mergulhado na exclusão social como o nosso, a Política é a que mais carece de ação pastoral. Porém, vale destacar que ela é Meio. E como tal, se demonstra como ferramenta da ação transformadora para a vinda do Reino. Porém, jamais será Fim. Ela não se basta em si mesma. Ela conduz a uma nova realidade necessária para que o homem chegue até Deus e consequentemente ao seu Reino de paz e justiça!

Tão equivocado quanto se alienar dos processos políticos de nossa sociedade achando que a busca pelo Reino de Deus passa apenas pela oração e pelo espírito, é acreditar que a Política é, por si só, o mecanismo de estabelecimento da verdade plena do Evangelho. Como falei anteriormente, ela é meio de chegar à justiça, mas não é Fim. A meta principal e alimentadora da Verdade plena é o próprio Cristo.

Outro equívoco freqüentemente cometido pelos nossos irmãos e membros de nossa sociedade é a busca incessante pela Paz sem se preocupar com a sua causa. Não. Não estou pregando que buscar a Paz é um equívoco ou fazendo qualquer alusão pela Violência. Pelo contrário. Estou apenas resgatando o que o Profeta Isaías disse sete séculos antes de Cristo: “não há paz sem justiça”. Em outras palavras, o que nós precisamos fazer é buscar e fortalecer os caminhos que levam à paz. Ela não é causa, mas consequência de um Reino de Justiça e de amor. Um Reino sem a opressão, o desemprego, a fome, a miséria e o sofrimento presentes no rosto do próprio Cristo – conforme nos diz São Mateus – que sofre com as injustiças e com o egoísmo do “mundo moderno voltado exclusivamente para o acúmulo de riquezas e de bens”.

Buscar a Paz através da Justiça é, sobretudo, um dos grandes e belos caminhos para se chegar ao Reino, ou melhor, para se trazer o Reino até nós. Assim, tanto a fé quanto a política serão agentes transformadores da nossa sociedade. Porém, isso será uma etapa dessa importante e fundamental tarefa de construirmos o Reino de Deus aqui e agora.

 

 

Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, Ex-Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM