Fé e Política – “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”

* Robson Leite

 

Engraçado, mas como a dimensão muda quando personificamos e identificamos as pessoas envolvidas nos contextos da violência e nos verdadeiros problemas sociais de uma cidade. Porém, infelizmente, a grande mídia não aborda dessa forma, pois ela está a serviço de outros interesses. Ela é tão perversa que chega ao ponto de fazer com que você acredite que 450 kg de cocaína encontrado em um helicóptero não é nada e, pior ainda, que o seu verdadeiro inimigo é o jovem pobre e negro morador de uma favela no Rio…Encerro recorrendo a um texto do Profeta Isaías que disse, sete séculos antes de Cristo, “que não há paz sem justiça”. Bom, se queremos paz – e como precisamos de paz – é fundamental, antes de tudo, construir uma estrutura de justiça, sobretudo nas oportunidades promovidas pelo Estado aos nossos jovens… Boa semana a tod@s…

Ministrei no último dia 20 de fevereiro mais uma palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2016. Dessa vez, tive a honra de realizar essa formação para todos os padres, diáconos, líderes e coordenadores pastorais da Diocese de Nova Iguaçu. Um convite feito pelo Bispo daquela Diocese, Dom Luciano Bergamin.

Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, apoiando-se em Amós, um Profeta que tem em seu anuncio a aguda denuncia das injustiças sociais e do sofrimento do povo pobre e oprimido, a campanha tem como objetivo principal chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. O Brasil investe pouco mais de R$ 10 bilhões por ano para universalizar o saneamento em nosso país. Parece muito se comparado aos anos 80 e 90 quando não existia investimento nesse setor. Entretanto, para cumprir as metas do milênio acordadas com a ONU nessa questão, precisaríamos passar esse orçamento para R$ 15 bilhões/ano e cobrar dos municípios a votação e aprovação dos seus Planos Municipais de Saneamento Básico nas Câmaras de Vereadores. Infelizmente, pouquíssimas cidades em nosso país fizeram isso. E o número de doenças e mortes nessas cidades em decorrência da falta de Saneamento é ainda assustador.

Agradeço a Dom Luciano pelo convite e aos padres, religiosas, leigos, leigas e diáconos presentes, pelo carinho a mim dirigido nessa inesquecível atividade. A minha agenda sempre estará à disposição para a formação do nosso povo.  Afinal, a Campanha da Fraternidade, como disse o papa Francisco em recente mensagem à CNBB sobre a CF 2016, “propõe a cada ano uma motivação comunitária para a conversão e a mudança de vida”. Dessa forma, acredito que palestras como a organizada pela Mitra Diocesana de Nova Iguaçu cumprem esse importante papel de motivar os fieis.

Em sua mensagem, o Santo Padre também pede a todos os cristãos que cuidem melhor do meio ambiente: “Eu os convido, principalmente durante esta Quaresma, motivados pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, a redescobrir como nossa espiritualidade se aprofunda quando superamos ‘a tentação de ser cristãos, mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor’ e descobrimos que Jesus quer ‘que toquemos a carne sofredora dos outros’, dedicando-nos ao ‘cuidado generoso e cheio de ternura’ de nossos irmãos e irmãs e de toda a criação”.

Já há alguns anos venho ministrando palestras sobre o legado e o histórico da Campanha da Fraternidade – em diversos vicariatos e igrejas, tanto em nossa Arquidiocese quanto fora dela. Em minhas palestras, sempre faço a seguinte pergunta: por que o cristão tem que se importar com a fraternidade? Em primeiro lugar, porque precisamos da fraternidade entre os povos, entre as pessoas, amigos e familiares, principalmente porque vivemos em um mundo injusto.

Em segundo lugar, ao citarmos a parábola do bom samaritano – “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo” -, temos o motivo fundamental da fraternidade: amar ao próximo, conforme Jesus nos ensinou em seu Evangelho. Esse é o caminho para a construção, aqui e agora, do Seu Reino.

 

Vale muito a pena a sua leitura na íntegra… Leitura e reflexão da necessidade de irmos ao encontro do centro do Evangelho. De voltarmos as nossas atitudes para a construção da sociedade do bem viver e buscarmos, acima de tudo, a atitude da partilha e da solidariedade.

Segue o discurso na íntegra: http://www.robsonleite.com.br/discurso-do-papa-aos-movimen…/

Acompanhe a nossa luta curtindo a nossa página no facebook em http://www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

E vamos juntos construir um novo amanhã na política.

(*) Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM