Fé e Política – Papa afirma que um bom católico se empenha na política
*Artigo de Robson Leite
No ano passado, o Papa Francisco afirmou em uma de suas homilias que o bom católico não fica apenas criticando os governantes, mas se empenha na política, com a sua opinião e a sua correção de vida. Assim, o Papa pediu para os cidadãos não ficarem alheios à política, que é considerada pela Igreja uma das formas mais elevadas de caridade.
Disse o santo padre na homilia: “Nenhum de nós pode dizer: ‘não tenho nada a ver com isso, já que eles é que governam’. Ao contrário, eu sou responsável pelo seu governo e devo dar o melhor de mim para que eles governem bem e participar da política dentro das minhas possibilidades”.
E o Papa continuou a falar da importância da política: “Eu não posso lavar minhas mãos. Todos nós devemos oferecer algo. Um bom católico se empenha na política oferecendo o melhor de si, para que o governante possa governar”.
Este sermão do Papa Francisco é muito importante porque este ano, em outubro, ocorrerão eleições gerais em nosso país. E dentro do pensamento do Papa, é importante que nós, católicos, tenhamos uma participação consciente nas eleições.
Dessa forma, vamos rezar para que os nossos governantes entendam que o bem comum tem que ser buscado por todas as pessoas e nações. Mas também vamos fazer a nossa parte, fazendo a caridade e a boa política, nos empenhando em nossas paróquias, nos sindicatos, nas entidades organizadas da sociedade e nos partidos, como o papa Francisco pregou, pois só assim poderemos construir aqui e agora o Reino de Deus prometido no Evangelho.
(*) Robson Leite é professor, escritor, funcionário concursado da Petrobras e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014. É paroquiano da Igreja da Nossa Senhora do Loreto há mais de 30 anos, tendo sido fundador e coordenador do Grupo de Fé e Política. Foi coordenador da Pastoral de Crisma e da Pastoral da Juventude.