Fé e Política – out2018

 

“Uma copa dos sonhos…”

 

Recentemente, na noite que antecedia um jogo do Brasil na copa, eu tive um sonho. Sonhei que ao sair à rua eu observava que todas as pessoas estavam mobilizadas com um grande sentimento patriótico. Camisas verde e amarela por todas as partes, bandeiras, as pessoas correndo apressadas para chegar mais cedo ao trabalho com o claro objetivo de compensar as horas que em breve seriam despendidas com o mais importante acontecimento patriótico do ano. Em alguns casos, essa saída “mais cedo” do serviço era antecedida de uma intensa negociação com os chefes e patrões. Porém, graças ao censo patriótico comum, apenas os serviços essenciais à população eram mantidos. Os demais seriam suspensos ou compensados.

De repente, durante este meu sonho, eu me vejo caminhando junto com a imensa multidão que portava bandeiras, faixas de apoio e gritos de guerra em direção ao Maracanã. Subimos todos juntos a rampa que dá acesso a arquibancada e ao sentar, para a minha surpresa, percebo que toda a arquibancada é composta de uma só torcida. “Bom, estamos jogando em casa e a torcida adversária não veio”, penso eu. Ao olhar para o campo fico mais perplexo ainda: Vejo cadeiras perfiladas em frente a uma grande mesa como se fosse um plenário. Pergunto ao torcedor que está do meu lado:

– “Ué. Que cadeiras são aquelas? Como que o jogo vai transcorrer com aquelas cadeiras em campo?”.

O torcedor que está ao meu lado me olha surpreso e dispara: 

–  “Que jogo o que, rapaz. Ficou louco? Estamos aqui para acompanhar a votação do orçamento de nossa cidade. Naquelas cadeiras sentarão os nossos representantes. Aqueles que fizerem emendas eleitoreiras para os seus centros de saúde e assistência social com o claro objetivo de comprar votos, nós vaiaremos e exigiremos que o treinador o troque. Aqueles que brigarem para que seja mantida a Lei de Diretrizes e Bases da Educação destinando assim mais recursos para as escolas públicas nós aplaudiremos e apoiaremos. É esse o nosso papel aqui. Aliás, isso está acontecendo em todo o País. Todos param durante esses dias a tarde para acompanharmos de perto a votação do orçamento municipal em nossas cidades”.

Logo em seguida o meu despertador toca e eu acordo com aquele sentimento triste ao constatar que se tratava apenas de um sonho. Para piorar ainda mais, eu ligo a televisão e observo os preparativos para o jogo do Brasil na copa que aconteceria ainda naquele dia: As pessoas correndo, se preparando e se mobilizando com um senso de organização e cooperação raro em nossa sociedade brasileira. Infelizmente, tudo isso é apenas para uma copa do mundo. Muito provavelmente em função do sonho que tive na noite anterior e, motivado pela demonstração de patriotismo e união que vejo na televisão, eu paro e me pergunto: “Que País nós teríamos se as pessoas dedicassem para a política o mesmo engajamento e a mesma participação que dedica para uma copa do mundo?”. É, com certeza teríamos um Brasil mais fraterno, menos desigual e muito mais próximo da civilização do Amor citada nos Evangelhos.

 

(*) Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, Ex-Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais