Fé e Política – jul2017

 

“O Cristo na pobreza: o que temos a ver com isso?” 

 

 

O Papa Francisco, antes mesmo da celebração de início solene de seu Pontificado, pediu uma Igreja pobre e para os pobres, e insiste sempre que esta Igreja em saída esteja com os pobres e no meio deles.

Em sua visita às Filipinas em janeiro de 2015, o Papa pediu justiça social e resgate dos pobres, e encontrando os bispos do país asiático afirmou que o Evangelho sem os pobres é incompleto. Lembrou também que os pobres estão no centro do Evangelho, no coração deste, e que se os pobres são retirados do Evangelho, não é possível entender plenamente a mensagem de Cristo.

A centralidade dos pobres no Evangelho e, consequentemente, na missão evangelizadora da Igreja, reporta-nos naturalmente ao tema da opção preferencial pelos pobres. E neste sentido, gostaria de trazer para a nossa reflexão a Homilia 50 de São João Crisóstomo. Uma homilia contundente, desafiadora e que faz parte do Magistério da Igreja. Vamos analisar alguns trechos dessa homilia sem, obviamente, deixar de recomendar a leitura inteira e atenta da mesma. Vale muito à pena.

“Queres honrar o Corpo de Cristo? Então não O desprezes nos seus membros, isto é, nos pobres que não têm que vestir, nem O honres no templo com vestes de seda, enquanto O abandonas lá fora ao frio e à nudez. Aquele que disse: «Isto é o Meu Corpo» (Mt 26, 26), e o realizou ao dizê-lo, é o mesmo que disse: «Porque tive fome e não Me destes de comer» (cf. Mt 25, 35); e também: «Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer» (Mt 25, 42.45).”

Esse trecho da homilia 50 de São João Crisóstomo nos lança um enorme desafio: ver o rosto de Cristo no rosto dos pobres, excluídos e perseguidos. Esse é o centro do Evangelho destacado pelo Papa Francisco e, ao mesmo tempo, apresenta-nos o desafio de mudar essa realidade através de todos os meios que dispomos, inclusive pela política. Esse é um compromisso profundamente cristão. Aliás, essa ação acaba sendo o centro desse comprometimento, uma vez que o Cristo é fim e não meio. E, nesta perspectiva, a política acaba sendo uma maneira para atingir esse objetivo.

No mês passado, na cerimônia de Corpus Christi, celebramos Deus que se fez pão e se doou como alimento ao povo, contrariamente aos opressores que o exploram e o condenam à fome e à miséria, muitas das vezes através da má utilização da política utilizada na corrupção do desvio do erário e na corrupção do desvio de finalidade da própria política, quando a mesma é utilizada à serviço dos interesses do grande capital em detrimento ao trabalho. É incompatível, nessa perspectiva e conforme nos recorda o próprio Papa Francisco na Laudato Si ou o Papa emérito Bento XVI na Cáritas in Veritate, a associação do interesse do grande capital ao pensamento cristão. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” é um chamamento de Deus ao despojamento, à generosidade e à solidariedade para com esse Cristo presente no rosto dos mais pobres.

Que possamos cada vez mais buscar esse centro do Evangelho compreendendo que a construção da “Casa Comum” passa pelo compromisso em utilizarmos os meios que dispomos, inclusive a política, para denunciar e acabar com todas as formas de opressão, exclusão e violência contra os “mais pequeninos”, ou seja, contra o próprio Cristo!

 

Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, Ex-Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

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HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

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HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

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CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

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HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

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