Fé e Política – CNBB realizou este ano sua 52ª Assembleia Geral
*Artigo de Robson Leite
Este ano foi realizada a 52ª Assembleia Geral da CNBB. No encontro, o episcopado brasileiro dedicou-se ao estudo da temática central: “Comunidade de comunidades – uma nova paróquia”, além de temas sobre a questão agrária, laicato, liturgia, evangelização da juventude, eleições 2014 e a campanha contra a fome.
Entre os textos estudados e avaliados pela CNBB foram aprovados um documento sobre a Renovação Paroquial e outro que trata da questão agrária brasileira – uma reflexão sobre a realidade do campo que vai nos ajudar a compreender a necessidade do cuidado com a agricultura familiar.
O tema prioritário – “Os cristãos leigos e leigas”, foi aprovado como Estudo da CNBB. O texto está sendo enviado às dioceses de todo o país para reflexão, debate e também para receber propostas das paróquias e comunidades. Em 2015, a temática voltará a ser avaliada para possível aprovação como documento oficial sobre o laicato.
A assembleia divulgou ainda a mensagem: “Pensando o Brasil: desafios diante das eleições de 2014”. Nela, a CNBB pede a todos os cidadãos a participação consciente nas eleições, destacando a necessidade de os eleitores conhecerem bem os candidatos, sua história e quais os princípios e valores que eles praticam e defendem. O documento orienta a nós, católicos, a votar nos candidatos compromissados com as reformas e projetos necessários ao país e que a CNBB defende como a Reforma Política, com o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais.
Com tudo isso, tenho certeza que a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil cumpriu seu papel de preparar a nossa Igreja para os grandes desafios dos próximos anos, ajudando a construir aqui e agora o Reino de Deus que o Evangelho nos fala.