Fé e Política – Campanha da Fraternidade 2015, com o lema: “Eu vim para servir” Faz o resgate da Alegria e da Esperança”
A campanha da fraternidade desse ano trás uma extraordinária oportunidade para que possamos nos reencontrar com os ensinamentos do Concílio Vaticano II, em especial da Constituição Pastoral Gaudium et Spes que significa “Alegria e Esperança”. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana: uma Igreja ao encontro do mundo.
Com o lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45), a campanha desse ano vem
trazer essa chance imensurável de resgatarmos as luzes do Concílio Vaticano II para que possamos atuar, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres – que está no centro do Evangelho conforme lembrou recentemente o Papa Francisco -, no desenvolvimento integral da pessoa humana e na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
O mundo atual exige do Cristão um compromisso de vida, de oração e de atitudes visando a sua transformação. É inaceitável que em pleno século XXI ainda tenhamos crianças morrendo no mundo pela ausência de uma simples vacina ou de comida, que ainda tenhamos países onde seja natural que pessoas venham a morrer por não possuírem um “seguro saúde”, que os jovens pobres moradores de favelas e periferias sejam sistematicamente exterminados – às vezes pela própria polícia – como ainda vemos em nosso país e que a dignidade da pessoa humana tenha que ser subjugada aos interesses da lógica do mercado ou do grande capital. São situações que ofendem a Deus e que não podem, jamais, serem esquecidas ou descoladas da ação transformadora do Cristão visando à mudança dessa realidade. Precisamos ser essa Igreja que vai ao encontro; que procura os afastados e chega às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive o desejo de oferecer misericórdia e de servir, como o exemplo do próprio Cristo.
De todos os temas e palestras que ministrei em paróquias, dioceses e comunidades pelo Brasil ao longo desses anos, nenhuma me motivou tanto quanto a temática proposta pela Campanha da Fraternidade desse ano, pois formar e despertar os Cristãos para a construção do Reino de Deus aqui e agora é, para mim, um renovar de “esperanças e alegrias” na perspectiva da construção de um outro mundo possível. Um mundo fundamentado nos pilares da paz, da justiça e da solidariedade.
(*) Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, funcionário concursado da Petrobras e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.
Site: www.robsonleite.com.br
Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor