Fé e Política – Campanha da Fraternidade 2015, com o lema: “Eu vim para servir” Faz o resgate da Alegria e da Esperança”

A campanha da fraternidade desse ano trás uma extraordinária oportunidade para que possamos nos reencontrar com os ensinamentos do Concílio Vaticano II, em especial da Constituição Pastoral Gaudium et Spes que significa “Alegria e Esperança”. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana: uma Igreja ao encontro do mundo.

Com o lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45), a campanha desse ano vem
trazer essa chance imensurável de resgatarmos as luzes do Concílio Vaticano II para que possamos atuar, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres – que está no centro do Evangelho conforme lembrou recentemente o Papa Francisco -, no desenvolvimento integral da pessoa humana e na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

O mundo atual exige do Cristão um compromisso de vida, de oração e de atitudes visando a sua transformação. É inaceitável que em pleno século XXI ainda tenhamos crianças morrendo no mundo pela ausência de uma simples vacina ou de comida, que ainda tenhamos países onde seja natural que pessoas venham a morrer por não possuírem um “seguro saúde”, que os jovens pobres moradores de favelas e periferias sejam sistematicamente exterminados – às vezes pela própria polícia – como ainda vemos em nosso país e que a dignidade da pessoa humana tenha que ser subjugada aos interesses da lógica do mercado ou do grande capital. São situações que ofendem a Deus e que não podem, jamais, serem esquecidas ou descoladas da ação transformadora do Cristão visando à mudança dessa realidade. Precisamos ser essa Igreja que vai ao encontro; que procura os afastados e chega às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive o desejo de oferecer misericórdia e de servir, como o exemplo do próprio Cristo.

De todos os temas e palestras que ministrei em paróquias, dioceses e comunidades pelo Brasil ao longo desses anos, nenhuma me motivou tanto quanto a temática proposta pela Campanha da Fraternidade desse ano, pois formar e despertar os Cristãos para a construção do Reino de Deus aqui e agora é, para mim, um renovar de “esperanças e alegrias” na perspectiva da construção de um outro mundo possível. Um mundo fundamentado nos pilares da paz, da justiça e da solidariedade.

(*) Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, funcionário concursado da Petrobras e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM