Fé e Política “A opção preferencial pelos pobres: comunismo ou o centro do Evangelho?”

* Robson Leite

Lindo, profético e esclarecedor o discurso do Papa Francisco no final do mês de outubro do ano passado durante o Encontro Mundial dos Movimentos Populares. – “Terra, teto, trabalho. É estranho, mas quando falo sobre estas coisas, para alguns parece que o Papa é comunista. Não se entende que o amor pelos pobres está no centro do Evangelho”, disse o Papa em seu emocionante discurso.

Ele me recordou Dom Hélder Câmara: “Se dou comida aos pobres, eles me chamam de santo. Se pergunto por que os pobres não tem comida, eles me chamam de comunista”. Trago isso à reflexão, pois o Papa Francisco tem resgatado de forma muito clara essa dimensão que, além dos documentos da Doutrina Social da Igreja, está no centro do Evangelho: a opção preferencial pelos pobres.

A busca pela libertação do povo que sofre e é oprimido nos dias de hoje é mais do que importante, mas um compromisso de vida de todos os cristãos. A dignidade da pessoa humana é ferida em diversas dimensões no mundo, no Brasil, em nosso estado e em nossa cidade: o extermínio de jovens pobres negros, o desemprego juvenil, a falta de habitação digna e de qualidade, o desrespeito absurdo nas péssimas condições dos transportes públicos, o caos da saúde pública e outros graves problemas que afetam, sobretudo os mais pobres estão dentro dessa questão muito bem abordada pelo Papa. E quem rotula isso de comunismo não entende de história, de religião ou de política. Talvez até não entenda das três coisas. Dom Hélder Câmara, como lembrei acima, também foi criticado e adjetivado de comunista sempre que se colocava em defesa dos pobres, dos perseguidos e dos oprimidos. O mais triste disso tudo é que essas “ofensas” sempre estão inseridas em um contexto de desconexão da realidade social e dos problemas da sociedade em que vivemos hoje.

Ainda observamos, em pleno século XXI, muita gente afirmando que a pobreza é fruto da “preguiça” dos mais pobres ou, para piorar, fruto do acaso como a chuva, o calor ou as tempestades. Tristes afirmações alienantes que colocam os problemas sociais escondidos e dificultam a coletivização dos sonhos como instrumento para a solução efetiva dessas questões, como já observamos em diversas encíclicas da Igreja. Talvez a mais contundente seja a Centesimus Annus de 1991 de São João Paulo II, onde a importância do movimento sindical como forma de organização coletiva da classe trabalhadora é colocada como um fundamental instrumento de libertação.

Cabe ressaltar que esse lindo e importante discurso do Papa Francisco – que você poderá encontrá-lo na íntegra em minha pagina no facebook – não trás absolutamente nada de novo. Não precisamos ir muito longe buscando os documentos e Papas que citei acima para provar essa minha afirmação. Basta ler, por exemplo, o Evangelho de São Mateus, 25, 31-46 e ver, claramente, a opção incondicional e preferencial de Cristo pelos mais pequeninos: os mais pobres, os perseguidos e os oprimidos.

(*) Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, funcionário concursado da Petrobras e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM