Fé e Política – “A luta continua, vamos em frente!”
Fé e Política
“A luta continua, vamos em frente!”
* Robson Leite
Gostaria de dedicar a coluna desse mês a um importante agradecimento pela expressiva votação que tivemos nas eleições desse ano. Foram 24.279 pessoas que aderiram ao nosso projeto de construir na Alerj um novo amanhã no RJ. Quero, inclusive, afirmar que foi a campanha mais bonita que fiz em toda a minha vida. Linda, voluntária, participativa e democrática. Todas as reuniões de campanha eram abertas e divulgadas pelo facebook. Tínhamos muito poucos recursos, mas uma imensa vontade de fazer política para o bem comum.
Infelizmente, não fizemos os votos suficientes para sermos eleitos, mas a sensação de vitória foi grande por conseguirmos discutir com muita disposição e de forma participativa os grandes problemas que afetam a população do nosso estado e que estão no âmbito de atuação da Alerj, como o Transporte Público de péssima qualidade, a educação pública com os seus servidores e profissionais desvalorizados, a saúde problemática e sem uma fiscalização adequada por parte do conselho estadual de saúde que perdeu, nessa última legislatura, seus poderes de fiscalização entre outros temas.
A nossa campanha gerou uma grande consciência política em nossa comunidade e em diversos amigos que acompanharam diretamente o nosso mandato. Fui o único deputado a, mesmo sendo suplente, ter sido oposição ao governo do estado por entender que o nosso compromisso não é defender governos, mas estar sempre ao lado da população.
Respeitamos muito aqueles que não quiseram caminhar conosco por força das escolhas partidárias, mas gostaria apenas de reiterar que em todos os partidos políticos há pessoas com desvios de condutas. Aliás, em todas as instituições. E o nosso mandato foi o maior atestado de estarmos sempre do lado do povo e fundamentado em valores cristãos. Defendi incondicionalmente a vida e a dignidade da pessoa humana no período em que servi a população do RJ na Alerj. Vale lembrar que assinei todas as CPIs para investigar o governo, fui o relator da CPI das Universidades Privadas que indiciou seis donos e reitores de universidades que cometeram crimes, criei a lei que instituiu o calendário unificado das férias de janeiro para os professores, e defendi esses profissionais de educação de forma incondicional e arriscando, em alguns casos, a própria vida. Foram muitas lutas e todas estão registradas em meu site.
Concluo dizendo que o maior legado dessa campanha, e que muito me orgulho, foi a consciência que despertamos em diversas pessoas sobre a importância de saber os projetos que são votados na Alerj. Há muitos lá, que se dizem católicos, mas que votam sistematicamente contra professores e contra a população em geral. Para eles, quanto mais as pessoas se desinteressarem pela política, melhor.
Continuarei firme na luta, pois servir através da política é uma das minhas missões e a Reforma Política que acabe com a influencia do capital privado nas eleições é uma bandeira fundamental para permitir que políticos verdadeiramente comprometidos com o povo possam vencer as eleições sem se vender a interesses pouco republicanos.
Muito obrigado mesmo, de coração, a todos que combateram conosco o bom combate e que estiveram ao lado da verdade e do bem comum. Sigamos juntos, na luta, pois muitas outras batalhas, quase que cotidianas, virão. E estaremos sempre prontos e combatê-las.
(*) Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, funcionário concursado da Petrobras e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.
Site: www.robsonleite.com.br
Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor