Fé e Política – “A luta continua, vamos em frente!”

Fé e Política

“A luta continua, vamos em frente!”

* Robson Leite

Gostaria de dedicar a coluna desse mês a um importante agradecimento pela expressiva votação que tivemos nas eleições desse ano. Foram 24.279 pessoas que aderiram ao nosso projeto de construir na Alerj um novo amanhã no RJ. Quero, inclusive, afirmar que foi a campanha mais bonita que fiz em toda a minha vida. Linda, voluntária, participativa e democrática. Todas as reuniões de campanha eram abertas e divulgadas pelo facebook. Tínhamos muito poucos recursos, mas uma imensa vontade de fazer política para o bem comum.

Infelizmente, não fizemos os votos suficientes para sermos eleitos, mas a sensação de vitória foi grande por conseguirmos discutir com muita disposição e de forma participativa os grandes problemas que afetam a população do nosso estado e que estão no âmbito de atuação da Alerj, como o Transporte Público de péssima qualidade, a educação pública com os seus servidores e profissionais desvalorizados, a saúde problemática e sem uma fiscalização adequada por parte do conselho estadual de saúde que perdeu, nessa última legislatura, seus poderes de fiscalização entre outros temas.

A nossa campanha gerou uma grande consciência política em nossa comunidade e em diversos amigos que acompanharam diretamente o nosso mandato. Fui o único deputado a, mesmo sendo suplente, ter sido oposição ao governo do estado por entender que o nosso compromisso não é defender governos, mas estar sempre ao lado da população.

Respeitamos muito aqueles que não quiseram caminhar conosco por força das escolhas partidárias, mas gostaria apenas de reiterar que em todos os partidos políticos há pessoas com desvios de condutas. Aliás, em todas as instituições. E o nosso mandato foi o maior atestado de estarmos sempre do lado do povo e fundamentado em valores cristãos. Defendi incondicionalmente a vida e a dignidade da pessoa humana no período em que servi a população do RJ na Alerj. Vale lembrar que assinei todas as CPIs para investigar o governo, fui o relator da CPI das Universidades Privadas que indiciou seis donos e reitores de universidades que cometeram crimes, criei a lei que instituiu o calendário unificado das férias de janeiro para os professores, e defendi esses profissionais de educação de forma incondicional e arriscando, em alguns casos, a própria vida. Foram muitas lutas e todas estão registradas em meu site.

Concluo dizendo que o maior legado dessa campanha, e que muito me orgulho, foi a consciência que despertamos em diversas pessoas sobre a importância de saber os projetos que são votados na Alerj. Há muitos lá, que se dizem católicos, mas que votam sistematicamente contra professores e contra a população em geral. Para eles, quanto mais as pessoas se desinteressarem pela política, melhor.

Continuarei firme na luta, pois servir através da política é uma das minhas missões e a Reforma Política que acabe com a influencia do capital privado nas eleições é uma bandeira fundamental para permitir que políticos verdadeiramente comprometidos com o povo possam vencer as eleições sem se vender a interesses pouco republicanos.

Muito obrigado mesmo, de coração, a todos que combateram conosco o bom combate e que estiveram ao lado da verdade e do bem comum. Sigamos juntos, na luta, pois muitas outras batalhas, quase que cotidianas, virão. E estaremos sempre prontos e combatê-las.

 

(*) Robson Leite é professor, escritor, membro da nossa paróquia, funcionário concursado da Petrobras e foi Deputado Estadual de 2011 a Janeiro de 2014.

Site: www.robsonleite.com.br

Página do Facebook: www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM