Fé e Política “50 anos da Encíclica Pacem in Terris”

Em outubro ultimo, o Vaticano celebrou em Roma os 50 anos da Encíclica Pacem in Terris. Foram promovidas discussões sobre o famoso documento, assinado pelo Papa João XXIII, no ano de 1963. Pacem in Terris –  que em português significa Paz na Terra –  foi publicada no auge da chamada guerra-fria entre os Estados Unidos e a então União Soviética. O documento pedia a paz de todos os povos na base da Verdade, Justiça, Caridade e Liberdade, tendo sido publicado dois meses antes da morte do papa João XXIII. À época, ela já apontava para temas urgentes e necessários para a reflexão de todos, como a educação, a cultura e a liberdade ao trabalho.

A Pacem in Terris tem um lugar importante na nossa igreja, pois é um texto que se refere aos pobres e desamparados. No capítulo dos Direitos, por exemplo, a encíclica afirma: “O ser humano tem direito à existência, à integridade física e a um digno padrão de vida”.

Este capítulo, aliás, é uma verdadeira aula de direitos sociais. Em outro trecho, está escrito: “A pessoa tem também o direito de ser amparada em caso de doença, de invalidez, de viuvez, de velhice, de desemprego forçado, e em qualquer outro caso de privação dos meios de sustento”.

O papa João XXIII também rogava para que os países mais poderosos cessassem a corrida armamentista da época, que trazia o perigo da guerra nuclear. Assim, João XXIII afirmou que “a paz na terra, anseio profundo de todos os homens de todos os tempos, não se pode estabelecer nem consolidar senão no pleno respeito da ordem instituída por Deus”.

Em outra parte fundamental do texto, a encíclica aborda as relações entre os indivíduos e os poderes públicos. João XXIII considera que a autoridade vem de Deus, mas que deve ser sempre “orientada para a promoção do bem comum e dos direitos humanos”.

Na parte final da encíclica, João XXIII recomenda a participação de nós, católicos, em todos os setores da sociedade, seja na economia, seja na política. Neste trecho, há a famosa frase em que o papa exorta todas as pessoas de boa vontade, que são chamadas a uma “imensa tarefa de recompor as relações da convivência na verdade, na justiça, no amor e na liberdade”.

Nas discussões sobre a encíclica realizadas pelo Vaticano, a reflexão teve dois temas gerais. O primeiro foi a formação de novas gerações de católicos comprometidos com a boa política – esta discussão contou com a contribuição de reitores e professores das universidades católicas de todo o mundo. O segundo tema versou sobre a importância da encíclica no mundo de hoje.

A comemoração realizada pelo Vaticano nos faz lembrar como a encíclica Pacem in Terris é atual, e de como os governantes mundiais, ao que parece, pouco aprenderam sobre o bem comum.

O Papa João XXIII queria a consolidação da “Paz na terra”, anseio profundo de todos os homens e mulheres de boa vontade. Assim, a encíclica Pacem in Terris quer nos dizer que temos que lutar, diariamente, para construir o reino de justiça, de paz e sem exclusões que o evangelho prega.

 

Um grande abraço e Paz e Bem a todos e todas.

 

Robson Leite é deputado estadual, professor e escritor. É paroquiano da Igreja da Nossa Senhora do Loreto há mais de 30 anos , tendo sido fundador e coordenador do Grupo de Fé e Política. Foi coordenador da Pastoral de Crisma e da Pastoral da Juventude. Atualmente integra o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e participa da coordenação dos Círculos Bíblicos do Vicariato de Jacarepaguá.

www.robsonleite.com.br

www.facebook.com.br/robsonleitept

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM