Fé e Política – “2014 será um ano pleno de glória”

Quero lembrar a vocês, meus irmãos e irmãs, as belas coisas que o ano de 2013 nos deu a todos nós, católicos. Com isso, quero também preparar os nossos corações para o que nos reserva 2014.

Em primeiro lugar, relembremos a marcante vinda do Papa Francisco ao Brasil, para a realização da Jornada Mundial da Juventude. Centenas de milhares de pessoas vieram ao Rio ver o Papa e conhecer suas ideias. E o Santo Padre não se fez de rogado: ao vir ao Brasil, em sua primeira viagem internacional, o Sumo Pontífice falou sobre a importância do bem comum e a importância de os governantes e os católicos, em especial, se mobilizarem pelos mais pobres e desamparados.

Em uma de suas falas na Jornada, o Papa Francisco resumiu sua visão, ao afirmar: “O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza. Que ninguém fique privado do necessário, e que a todos sejam asseguradas dignidade, fraternidade e solidariedade”.

O Papa pediu, também, que o exercício do diálogo nunca fosse esquecido – o diálogo entre as gerações, o diálogo entre religiões e o diálogo entre os governantes.

E não podemos esquecer o belo papel da Arquidiocese do Rio na organização da Jornada – não tenho dúvida de afirmar que foi graças a essa organização que a JMJ foi um sucesso, com eventos grandiosos, em que verdadeiras multidões se reuniram para comungar a fé em Cristo e a certeza de que o Reino de Deus será construído aqui na terra, como nos fala o evangelho.

Como consequência desse trabalho, o nosso querido arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, foi nomeado pelo Papa Francisco cardeal da Igreja, logo nos primeiros dias de 2014, em uma benção à Igreja no Brasil.

Já no final do ano, dentro do espírito libertador da Jornada, o Papa Francisco divulgou ao mundo sua primeira Exortação Apostólica – a “Evangelii Gaudium” ou “A alegria do Evangelho”. Em sua exortação, o Papa Francisco ataca o lucro desvairado, que ele considera uma nova tirania, e pede que os líderes globais combatam a pobreza.

Outro evento muito querido de nossa igreja realizado em 2013 foi a 53ª edição da Feira da Providência. A edição do ano passado da Feira homenageou o Papa Francisco, que deixou em sua visita ao Brasil na Jornada, os legados da comunicação e da simplicidade.

Vamos relembrar, também, a Campanha da Fraternidade 2013, que preparou nossas paróquias e a sociedade para receber a juventude na Jornada, com o lema: Eis-me aqui, envia-me!

Depois de lembrar todos esses eventos marcantes que envolveram a nossa igreja em 2013, quero começar a falar sobre o que nos espera em 2014. E um dos eventos mais importantes para nós, católicos, será a Campanha da Fraternidade, que vai discutir e denunciar o Tráfico humano em nosso país, com o lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou.

De acordo com o material de formação distribuído pela CNBB, o tráfico humano é um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, já que explora o filho e a filha de Deus, limita suas liberdades, despreza sua honra, agride seu amor próprio, ameaça e subtrai sua vida, quer seja da mulher, da criança, do adolescente, do trabalhador ou da trabalhadora.

A Campanha, com isso, vai identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Assim, meus irmãos e irmãs, me despeço, desejando um próspero 2014 a todos vocês. E vamos rezar para que a Campanha da Fraternidade reforce a importância da luta contra as injustiças e para que cada pessoa ganhe, com dignidade, o seu pão de cada dia.

Um grande abraço e Paz e Bem a todos e todas.

Robson Leite é deputado estadual, professor e escritor. É paroquiano da Igreja da Nossa Senhora do Loreto há mais de 30 anos , tendo sido fundador e coordenador do Grupo de Fé e Política. Foi coordenador da Pastoral de Crisma e da Pastoral da Juventude. Atualmente integra o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e participa da coordenação dos Círculos Bíblicos do Vicariato de Jacarepaguá.

www.robsonleite.com.br

www.facebook.com.br/robsonleiteprofessor

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM