Fatos e Pessoas – mai2017

 

DOM ORANI TEMPESTA CELEBRA DEDICAÇÃO DO ALTAR E DA IGREJA NOSSA SENHORA DA PIEDADE

 

 

            Um antigo sonho concretizou-se no domingo de 02 de abril. Apesar de a manhã ter começado com chuva, as nuvens abriram-se dando espaço ao céu azul e aos raios de sol que pareciam celebrar junto com a multidão que aguardava o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, para abrir as portas da mais nova Igreja dedicada a Nossa Senhora da Piedade. 

            Na inauguração, a Igreja que fica situada dentro do Instituto Nossa Senhora da Piedade comportou cerca de 800 fiéis. A Superiora Geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (CIANSP), Madre Neuza Cota da Silva além de convidados e autoridades civis e eclesiásticas, estiveram presentes no evento. Antes da Missa, o Arcebispo e a Superiora, descerraram a placa inaugural do templo que chama a atenção pelas 22 janelas em vitrais produzidos pelo artista brasileiro Danilo Pagotto formando um conjunto de mais de 11.000 peças em vidro produzidas artesanalmente. Os bancos e mobílias sacras foram talhados em madeira e retomam um traço gótico para o interior da Igreja. Os símbolos religiosos estão em cada detalhe e o conjunto convida os fiéis para uma profunda comunhão com Deus. A oração das Sete Dores de Maria é retratada por Marco Funchal em pinturas vibrantes em vidro fixadas nos pilares, apresentando os momentos de força e coragem vivenciados por Maria. 

            Ao adentrarem a Igreja, todos foram recebidos pelos cânticos do Coral do INSP, coordenado por Irmã Edilane Silva de Alecrin. As vozes ornamentaram a celebração entoando os cantos durante toda a missa. A religiosa também foi a salmista da celebração. Gabriel Morse, coordenador do Ensino Médio do INSP e Fernanda Loureiro Peleteiro, estudante do INSP, foram os leitores. 

            A celebração do Rito de Dedicação, solenidade tradicional da Igreja, foi presidida pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta acompanhado de autoridades religiosas: o Vigário Episcopal de Jacarepaguá, Padre Robert Józef Chrzaszcz, o Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Padre Sebastião Noronha Cintra, o Padre da Arquidiocese de Belo Horizonte, Padre José Geraldo Sobreira, o Capelão do INSP, Padre Lídio dos Santos e Padre Renato Martins. O Rito é composto por momentos muito peculiares que marcaram a dedicação da Igreja e do Altar como a unção, o incenso, a ornamentação do altar e a iluminação da igreja. O Rito Eucarístico ocorreu logo após o Rito da Dedicação sobre o altar recém-ungido, definitivamente fixo, tendo a superfície de pedra e base de madeira com o símbolo da Igreja talhado em alto relevo. 

            Em sua homilia, o Cardeal enalteceu a importância da educação católica. “Mais do que nunca, a missão de uma escola católica é orientar o caminho do bem. Na escola católica, gente inteligente e de capacidade intelectual e pedagógica aprimorada orienta os estudantes e é capaz de contagiar nossa sociedade com o bem interferindo no hoje e no amanhã”, explicou o religioso citando também a felicidade em ver uma escola crescendo e caminhando bem. Dom Orani congratulou-se com as Irmãs de Nossa Senhora da Piedade pela “louvável iniciativa em compartilhar este espaço sagrado com a comunidade local”. Referindo-se ao fato de que a Igreja é aberta ao público para a Missa dominical e semanal.

“Muito mais do que uma nova sala de aula no Instituto Nossa Senhora da Piedade, a Igreja é um lugar de encontro, de partilha, de perdão, enfim, um lugar de estar com o Senhor”, relatou Irmã Teresa Cristina Leite, diretora do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Padre Lídio dos Santos, Capelão do Instituto Nossa Senhora da Piedade, falou sobre a presença crescente dos fiéis nas missas dominicais. “Entrando aqui, hoje, eu recordei quando começamos as primeiras missas aos domingos com menos de 20 pessoas. Depois, o grupo já estava com 30 casais e a capela ficou pequena. Passamos a fazer as missas dominicais no pátio, que logo também ficou pequeno. Nas últimas celebrações, usamos o Coliseu – nosso ginásio de esportes – e, agora, estamos aqui e mesmo assim não cabem todos. Meu coração está pulando de alegria!”, relatou Padre Lídio.

 

No momento da bênção final, Dom Orani, falou da importância em ter novos espaços de fé e da generosidade das Irmãs em abrir a Igreja à comunidade local. “Sentimos a necessidade de novos espaços de fé, novas igrejas, novas capelas, novos grupos… Enfim, sentimos falta de mais presença nessa grande cidade. Hoje, com a dedicação e a consagração do altar a Nossa Senhora da Piedade, o espaço vem servir ao Instituto, às Irmãs, seus alunos, familiares, funcionários e professores, mas também serve a esta região da cidade. Por isso, agradecemos a sensibilidade das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade em proporcionar ao povo da redondeza esta possibilidade”.

 

Nas semanas após a Páscoa, estudantes e familiares foram convidados a participar de Missas especiais celebrando a inauguração da Igreja que segue com missas dominicais, às 9h, abertas à comunidade.

 

Curta a página da Igreja Nossa Senhora da Piedade no facebook /igrejanossasenhoradapiedadejacarepagua e assista aos vídeos e veja centenas de fotos da inauguração.

 

Palavras de Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, durante a inauguração da Igreja Nossa Senhora da Piedade.

 

“Em frente a tantas más notícias, parece que nos contagiamos com o mal, principalmente ao ver tantas pessoas seguindo por este caminho. Por isso, mais do que nunca, a missão de uma escola católica é orientar o caminho do bem. (…) Que aqui, nesta Igreja, Irmãs, professores, funcionários, alunos e familiares possam buscar suas inspirações. Em frente a Nossa Senhora da Piedade, pedimos a disposição para que, mesmo diante de tantas catástrofes no mundo compartilhamos esperança. Diante de Maria, que apesar de acolher o filho morto, com carinho, compartilha suas dores e também suas alegrias. Maria é feliz na esperança de que em poucos dias acontecerá a ressurreição. Esta também é um pouco a percepção, não só da escola católica, mas do Instituto Nossa Senhora da Piedade em formar pessoas com essa mesma capacidade mariana de acolher e trazer esperança mesmo frente às mais adversas situações.”

 

Fotos Zele Comunicação

Colaborou: José Alessandro de Oliveira

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM