Fatos e Pessoas – jun2017
Romaria Nacional da Juventude
A Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou a 2ª Romaria Nacional da Juventude, que foi realizada nos dias 29 e 30 de abril de 2017, no Santuário Nacional de Aparecida. A iniciativa celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul. Jovens de todo o Brasil foram chamados a se reunirem em Aparecida em torno do tema “Maria e a Doutrina Social”.
A programação da Romaria da Juventude 2017 contou com tendas de formação das seguintes expressões juvenis: Novas Comunidades, Congregações, PJs e além de uma “Tenda Especial” comemorativa dos 10 Anos do Documento nº 85 da CNBB: Evangelização da Juventude, desafios e perspectivas pastorais. E contou com o recém-lançado “DOCAT” que é a Doutrina Social da Igreja em um formato voltado para a juventude. Ele tem a mesma idéia do YOUCAT, seu foco é transformar a Doutrina Social da Igreja em uma linguagem acessível aos jovens.
Todas as tendas tinham catequeses comuns no sábado para abertura e fechamento ministradas por um bispo, que eram respectivamente: “Maria e a Doutrina Social da Igreja” e “Sal da Terra e Luz do Mundo”.
Participamos da tenda das PJs, onde na parte da manhã aconteceu a roda de conversa: “Democracia para quem e para quê?” falando sobre processo histórico da democracia no Brasil, análise jurídica do nosso Estado democrático de direito e a constituição brasileira, reforma política e a ampliação das ferramentas de participação popular. No fim da roda abriu-se para perguntas para a platéia. Todos se mostraram preocupados com o rumo que o Brasil está tomando nos últimos tempos.
Na parte da tarde, houve a segunda roda de conversa com o tema: “Participação da mulher nos espaços institucionais da sociedade e na Igreja, com abordagem direcionada à discussão da presença e participação da mulher negra nesses espaços”. A mesa foi composta somente por mulheres negras: uma religiosa salesiana, uma educadora e uma assistente social. A mesa foi muito rica, pois todas elas puderam dividir os desafios que viveram como minorias nos espaços em que ocupavam (inclusive na Igreja) e como isto esteve relacionado ao seu processo de conversão.
No final do dia tivemos um show com diversos cantores e uma adoração do lado de fora do Santuário. O interessante foi que o Santuário permaneceu aberto todo o momento.
No domingo foi celebrada a Missa de Envio, presidida por Dom Wilson, bispo da CNBB responsável pela juventude. Sua homilia, voltada para os jovens ali presentes, nos animou e tivemos realmente a sensação de “sermos enviados” de volta a nossa paróquia com uma missão: de mostrar a juventude do Loreto que precisamos viver fora de nossos muros e não nos fecharmos somente no núcleo paroquial. Soubemos deste encontro sem querer, através da página Jovens Conectados (é a página da Comissão da Juventude da CNBB, vale muito a pena conferir!). Não ficamos sabendo de nenhuma outra divulgação, o que nos estranhou, por se tratar de um evento a nível nacional.
Posteriormente tivemos uma reunião com os bispos pertencentes à Comissão da Juventude da CNBB no subsolo do Santuário. Nessa reunião os bispos se mostraram interessados em ouvir os grupos jovens, pois a Igreja está se mobilizando em torno do próximo Sínodo dos Bispos que será voltado para a Juventude. Nesse sentido, eles estão interessados em conhecer toda forma de organização juvenil no Brasil, por isso decidiram encerrar com essa reunião.
Para eles as expressões juvenis eram divididas em: grupos emanados de congregações, novas comunidades ou movimentos. Contudo, perceberam que existem grupos que surgem nas paróquias sem qualquer ligação com os citados acima: são chamados de Grupos Jovens Paroquiais. Com isso a CNBB está fazendo um levantamento de quantos grupos desse tipo existem no Brasil. Está acontecendo nesse momento um cadastro no site dos Jovens Conectados com o intuito de fazer esse levantamento. Em 2018 acontecerá o 1º Encontro Nacional dos Grupos Paroquiais, em São Paulo, voltado para as lideranças desses grupos que acontecerá nos dias 20 a 22 de julho. Vale muito a pena participar.
Priscila Rodrigues e Thiago Barbosa