Falando Francamente – Tempos Modernos

Sem dúvida alguma, estamos vivendo uma fase bastante conturbada em termos de vida social, segurança e inovações em nome do progresso. Nas ruas, em vez de amoladores de faca, vendedores ambulantes tais como pa­deiros, leiteiros e verdureiros, têm agora trombadinhas, assaltantes e maus elementos. Residentes na Rua Barão, Praça Seca, Jacarepaguá, desde 1973, quando eram quietude e paz celestial. Era maravilhoso desper­tar com o badalar dos sinos da igreja existente no morro de S. José Operá­rio, até quando bandidos invadiram o morro, afugentaram o Padre, a I­greja virou esconderijo e as pastorais viraram quadrilhas. Era muito bom caminhar tranquilamente a qualquer hora do dia ou da noite. Havia pou­cos carros naquela época, razão pela qual as calçadas eram utilizadas pelos pedestres. Hoje, ao contrário, caminhamos pelas ruas, enquanto os carros ocupam as calçadas. No que diz respeito à época mais antiga, digamos à década de 1950, a violência era inexistente. Quantas vezes quando residía­mos em Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro, caminhava uns três kilômetros da minha casa até a estação ferroviária do bairro, muitas vezes altas horas, e nunca, repito, nunca me aconteceu nada graças a Deus. Em pleno verão, colocávamos as cadeiras na calçada e ficávamos conversando tranquilamente. Se você fizer isso hoje, claro que todos seriam assaltados e as cadeiras roubadas. Quando jovem, frequentava clubes, cujos bailes co­çavam as 23hrs e terminavam as 4 da madrugada, quando todos retorna­vam aos seus lares á pé, cantarolando na maior tranquilidade. Lamentavel­mente, TEMPOS MODERNOS, representam retrocesso, insegurança, maldade, banditismo e muita violência, prejudicando inclusive nossa vida religiosa. Sabemos que os agentes pastorais só podem se reunir á noite, a­pós o Retomo do trabalho. Ora… Assaltam nos ônibus, no metrô, nos pontos de ônibus, nos trens e até mesmo nas calçadas, e com isso, as pessoas evi­tam sair á noite, o que significa que muitos não querem saber de trabalho pastoral.

É raro conhecer alguém que nunca foi assaltado. Antigamente as casas pos­suíam muro baixo e no portão um simples cadeado. Hoje, são cercadas de muros altos, proteção de arame farpado eletrificado e sistemas de alarme contra roubo. Antigamente um cachorro vira latas, garantia a segurança da casa com seu latido estridente e desafinado. Pior disso tudo é a corrupção desenfreada que assola o nosso país, quando uma infinidade de prefeitos, parlamentares e autoridades aparecem envolvidos em atos de corrupção envolvendo milhões de reais. Na mídia a imoralidade é evidente tanto no rá­dio, quanto na TV, incentivando a juventude a praticar aquilo que não presta e desagrada a Deus. TEMPOS MODERNOS, até quando este modernismo terá parceria com a violência, à maldade e a imoralidade?

Intensifiquemos nossas orações, pedindo ao criador que dê um jeito nisso.

Louvores e Glórias a Deus

Zamoura (Da Diva) 15° E.C.C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM