Falando Francamente – Tempo do Advento

Não há dúvidas de que tempo voa, voa porque a vida moderna requer de cada um de nós, muita velocidade. Os afazeres se acumulam nos envolvendo em trabalho, estudo, família e lazer. Antigamente não havia agendas. Não me lembro de meu pai manuseando agendas. Os compromissos eram restritos e rotineiros, sendo bem fácil mantê-los na memória. Hoje, na qualidade de católicos, temos compromissos com a Igreja, e, como tal, não podemos nos omitir no que se refere ao trabalho pastoral, participando de reuniões e atividades diversas. Assim o tempo passa rapidamente e quando menos se espera, chegamos ao TEMPO DO ADVENTO, e com ele, surgem inúmeros compromissos, que não conseguimos evitar. É quando nossa agenda fica lotada! Pior são as coincidências, ou seja, dois eventos no mesmo dia e hora. Houve oportunidade de nos dividirmos, minha esposa comparece a um e eu a outro. Apesar de muitos compromissos, entendemos que tempo de Advento significa para nós cristãos católicos, muita beleza, alegria incontida e sublimes momentos, inclusive quando montamos nosso presépio, colocando em destaque a atração maior do Natal, que é o Menino Jesus. Logicamente muita coisa supérflua gira em torno do tempo do Advento e, a mídia, objetivando incentivar o consumo, evidencia o Papai Noel fazendo com que o Menino Jesus seja colocado em segundo plano. Aliás, lamentavelmente muitas famílias adornam suas casas com árvores, bolas e papai Noel, deixando o presépio de fora. Além do consumismo e presentes caros, a brincadeira do amigo oculto toma conta das famílias, sendo que o outro oculto é o Menino Jesus. Também o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas, o peru torna-se sagrado nas mesas durante a ceia, que farta, mas sem fé, deixa de lado qualquer atividade de louvor e oração. As crianças por sua vez ignoram totalmente o sentido de Natal, pois seus pais não se preocupam em orientá-las, quanto a importância do nascimento de Jesus.

Queridos leitores, neste tempo de Advento, procuremos através da caridade e da fraternidade, festejar condignamente o nascimento de Jesus, evitando excessos, banalidades e futilidades. Quanto a caridade, o melhor caminho é aquele que nos leva a Pastoral da Ação Social da nossa paróquia, que nesta época intensifica sua ajuda às famílias pobres e necessita de alimentos não perecíveis, assim como brinquedos e roupas para os assistidos. Façamos dos nossos corações uma verdadeira manjedoura, acolhendo com ternura o Menino Jesus.

Louvores e Glória a Deus.
Zamoura (da Diva) 13º ECC
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais