Falando Francamente – Setembro 2016

 

TEMPOS MODERNOS

 

Queridos irmãos leitores, como tenho dito, o tempo passa depressa e o ano litúrgico de 2016 vive a plenitude do segundo semestre, e a cada dia que passa surge novidades características dos TEMPOS MODERNOS.

Permitam que falemos um pouco do  passado, no que se refere aos meios de comunicação desde a década de 1940, quando o telefone era algo que poucos possuíam, tendo em vista o alto custo dos aparelhos e das tarifas. Imaginem a dificuldade que havia para acessarmos uma ligação chamada interurbana. Lembro-me perfeitamente quando nosso primo, criado pela minha avó paterna, queria se comunicar com os irmãos em São Paulo, ele pedia a ligação pela manhã e muitas horas depois, a telefonista ligava dizendo que estava pronta a ligação.

A correspondência naquela época funcionava a contento e era muito utilizada, principalmente nas datas festivas: Natal, Ano Novo, Aniversários, Casamentos etc. O cancioneiro popular evidenciava muito o uso do correio, permitam que relembre a letra de algumas canções alusivas às cartas: Samba gravado pela cantora paulista Isaurinha Garcia, intitulado MENSAGEM: “Quando o carteiro chegou e o meu  gritou com uma carta na mão”. Outra gravada por Gilberto Alves, cujo nome é POMBO CORREIO: Soltei meu primeiro pombo correio / com uma carta para a mulher que me abandonou / solteiro o segundo e o terceiro e o meu pombal terminou ela não veio e nem o pombo voltou.

Saibam queridos leitores que durante a segunda guerra mundial, quando meu pai estava na Itália integrando a FEB, o presidente Getúlio Vargas, assinou um decreto abolindo as tarifas das cartas trocadas com familiares. Imaginem que maravilha a facilidade de trocarmos cartas à vontade sem pagar selos. As comunicações  por escrito, tinham seu ponto alto nos TELEGRAMAS, tarifados de acordo com  o numero de palavras, razão pela qual  não se usava pronomes e artigos, por exemplo: PARABENS NUBENTES (pt) MUITAS FELICIDADES (pt).

As cartas eram usadas em diversas circunstâncias: cobranças, aprovação em concursos, etc. Minha vida profissional na área de telecomunicações teve início no dia 8 de abril de 1950, quando eu tinha 16 anos na função de office boy, na estação de rádio a empresa de transporte aéreo AEROVIAS BRASIL, foi difícil me acostumar a ouvir os ruídos agudos emitidos pelos transmissores e manipulados em código Morse, naquela época, navios e aviões possuíam rádio-operadores nas tripulações, este sistema foi substituído pela Rádio Telefonia, ou seja, comunicações com voz. Um vestígio da radiotelegrafia, temos atualmente nos celulares quando emitem o SMS. No código Morse, graficamente escreve-se … — …

Ainda na década de 1950 surgiram os aparelhos TELETIPO, teclado típico de máquina de escrever, que funcionava através de cabos telefônicos. Os teletipos eram muito usados por Bancos. Depois surgiu o rádio-teletipo, que funcionava com transmissores e receptores apropriados para transformar sinais em caracteres. Tudo isso, nos TEMPOS MODERNOS, foi substituído pelos computadores (Internet) e pelos aparelhos celulares. É bem verdade que ainda podemos utilizar cartas e telegramas. O avanço tecnológico trouxe inúmeras facilidades nas comunicações, beneficiando sobremaneira as atividades religiosas, proporcionando ao Sacerdote a oportunidade de fazer sua pregação usando microfone sem fio no meio da assembleia.

Imaginem queridos leitores, o sacrifício vocal que Jesus Cristo sofria ao evangelizar multidões, usando apenas a garganta e o GOGÓ.

 

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura(Da Diva) 15º E.C.C

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM