Falando Francamente – set2017

 

Abaixo o Racismo

                      Tempo passando, tecnologia avançando cada vez mais, só se fala em globalização. É impressionante os recursos disponíveis nos telefones celulares. Tudo indica que inventarão a possibilidade de usarmos o celular, colocando-o no peito, para que nosso cardiologista ouça os batimentos cardíacos. Saibam que algumas equipes de canto, já usam celular com letras e cifras das musicas, deixando de lado as partituras. Nossa netinha de cinco anos me ensinou a fotografar com o celular, assim como usar outros aplicativos. Considerando que o telefone celular é usado comumente, devemos admitir fim dos orelhões. Ainda com relação aos celulares, inventaram o Whatsapp, e com isso, cartas e telegramas, tornaram-se supérfluos e inúteis. A própria bíblia entrou em desuso. Afinal, para que carregar aquele livrão grosso e pesado, basta levar o celular para missa e teclar  capítulo e versículo de cada passagem e você terá a liturgia em suas mãos. Quanto aos orelhões, estes se tornaram verdadeiros trambolhos que agora, só servem para ocupar lugar nas calçadas, junto aos postes.

      Enquanto a tecnologia caminha a passos largos, na mesma proporção caminha a violência e a corrupção.

      Pior ainda é quando o passado volta ao presente, como no caso do racismo. Tivemos recentemente uma ocorrência lamentável, envolvendo torcedores e familiares de um jogador de futebol em pleno estádio do engenhão. Por tudo isso, devemos nos conscientizar que a raça negra sempre foi destaque em todas as áreas, principalmente no Mundo artístico, inclusive no exterior. Lembramos-nos dos cantores Nat King Cole, Louis Armstrong, que numa época de violenta discriminação nos estados unidos, se destacaram brilhantemente. No Brasil, muitos negros se destacaram nas áreas artísticas e desportivas. Não podemos esquecer do ator Grande Otelo, que juntamente com Oscarito, lotavam os cinemas com películas, tipo pastelão e chanchada, eram as preferidas dos espectadores. Quando se fala em negros na arte musical, recordamos com saudade dos cantores já falecidos: Jamelão, Risadinha, Blackout, Emílio Santiago, Zé Ketti e Carmem Costa entre outros. Na atualidade ainda brilham os cantores: Elza Soares, Neguinho da Beija Flor e inúmeros pagodeiros. Na televisão os atores se destacam, entre eles: Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Ruth de Souza. Ainda na área musical brilhou o imortal saxofonista Pixinguinha, coautor do choro Carinhoso, cantado por todas as gerações. E no futebol? Claro que o Rei Pelé se destaca numa galeria juntamente com Didi, Rivaldo, Ronaldinho Gaucho, Romário e Robinho. No atletismo uma plêiade de negros famosos: Daiane dos Santos e João do Pulo, entre outros. No Vôlei temos o Serginho. No que se refere a nossa Igreja, acontece  no Vaticano o Sínodo dos Bispos, reunindo Bispos do mundo inteiro, dentre eles inúmeros negros. Na verdade, no Brasil, até onde sabemos, há pouco acesso de negros aos seminários, embora não haja qualquer tipo de discriminação e/ou restrição. Aqui na nossa paróquia, temos diversos casais da pele escura, temos uma irmã, que além de médica é ministra extraordinária da comunhão eucarística, não citamos nomes com receio de pecarmos pela omissão. É  sempre bom lembrar que nos  Estados Unidos, mesmo com possíveis discriminações raciais, elegeram um presidente negro. Pelo acima exposto, nós católicos, precisamos acolher respeitar e conviver condignamente com os irmãos negros, pedindo a São Benedito, que interceda junto a Jesus, no sentido de proteger, amparar e abençoar nossos irmãos da pele escura. Portanto elevemos nossas vozes dizendo:  ABAIXO O RACISMO  ! ! !

                                                                                      Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura (Da Diva)

zamouraediva@oi.com.br

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM