Falando Francamente – outubro 2017

 

Vício Avassalador

 

              O avanço tecnológico não para de crescer, e a cada dia que passa surge novidades, lançamentos e costumes que surpreende,  principalmente os idosos, que devido as suas deficiências, não se acostumam a lidar com tudo isso.

                Certo dia presenciei  uma cena incrível num banco, isso porque uma senhora idosa começou a chorar desesperada só porque esqueceu sua senha na hora de receber sua aposentadoria. Claro que a funcionária do banco lhe atendeu prontamente e a senhora se acalmou.

                No que se refere ao uso do telefone celular, as dificuldades são terríveis para os idosos, agravadas com os aplicativos APP. Aliás, diga-se de passagem, o uso do celular tornou-se um vício avassalador, e até mesmo as crianças os usam naturalmente.  Nossa netinha tem 5 anos sabe fotografar, ver desenho animado e ligar para falar conosco. Nas ruas é comum todos indistintamente usarem celular, até mesmo dirigindo automóveis. Nas salas de espera, não só de médicos, mas também cabeleireiros, e advogados, é muito comum de se ver as pessoas usando celular, nas conduções, nas filas dos bancos, supermercados. Em suma, é um VÍCIO AVASSALADOR, nas residências então, é incrível. Em vez de conversarem, trocarem ideias e/ou discutirem algum assunto, preferem o uso do celular e cada um cuida do seu num silêncio absoluto, de repente alguém dá uma gargalhada lendo algo engraçado que acabou  de receber, outra pessoa começa a chorar após ler algo muito triste que recebeu de alguém, outro grita um palavrão, porque seu time acabou de perder um gol feito, ou seja: as reações são as mais variadas possíveis. É servido o almoço e junto com o guardanapo fica o celular, e por aí vai a tarde toda, chega à noite e todos se retiram sem tirar os olhos dos celulares.

                Vejam prezados leitores a vida que se leva ultimamente com o uso e abuso do telefone celular: Fofocas, intrigas, imoralidades e banalidades circulam livremente. Ao despertar, antes da escova de dentes e do lavatório, o telefone é a prioridade, portado até mesmo durante o uso do vaso sanitário. Os músicos e cantores, durante a Missa, não usam mais partituras e sim, telefones celulares. Sinceramente, não sei onde vamos parar com este VICIO AVASSALADOR, que domina a humanidade, envolvendo até mesmo as crianças.

                                               

Louvores e Glórias a Deus

Zamoura (Da Diva) 15º ECC

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM