Falando Francamente – Outubro 2016

 

Superação

 

Na edição de setembro de O MENSAGEIRO, a capa nos mostrou um trabalho do nosso estimado CORREDEIRA, alusivo a paralimpíada, intitulada SUPERAÇÃO, enfocando as atletas participantes com seus defeitos físicos, atuantes em diversas categorias olímpicas. Sem dúvida alguma, acompanhamos pela TV o desenrolar das competições onde nadadores desprovidos de braços e pernas superavam qualquer preconceito. Vimos corredores com pés mecânicos ganhando medalhas, atletas em cadeiras de rodas disputando várias modalidades, mostrando muito otimismo e vontade de vencer.

 Devemos ressaltar que não só na paralimpíada existem irmãos atuantes e levando vida normal. No nosso dia a dia, nos deparamos com situações em que a SUPERAÇÃO é uma realidade. Na nossa diocese, conhecemos sacerdotes e até bispos que celebram a Santa Missa sentados e até em cadeira de rodas, como é o caso do Pe. Carlinhos, da paróquia N. Senhora da Saúde, onde tudo foi adaptado para facilitar a locomoção do querido sacerdote, inclusive rampa de acesso ao altar. Aqui na nossa paróquia, tivemos recentemente um sacerdote em cadeira de rodas, que foi levado por duas pessoas até o altar para celebrar a Santa Missa. Diante disso, escrevemos sugerindo ao nosso pároco que fosse feita rampa de acesso ao altar, passou o tempo e nada foi feito até agora. Em suma, cadeirantes no Loreto não podem atuar como leitores na Santa Missa. Sinceramente, é difícil entender quais as dificuldades para nossa paróquia se enquadrar no modernismo e atualização, facilitando a vida dos deficientes. Voltando a paralimpíada, as autoridades responsáveis pelo evento, estão de parabéns por tudo que fizeram para facilitar a vida dos atletas. Não sei se vocês notaram a redução considerável do tamanho das quadras de vôlei e basquete.

 Foi incrível o número de atletas cegos em diversas modalidades, inclusive futebol, com chutes certeiros e dribles sensacionais, ao contrário de muitos jogadores profissionais de grandes clubes, que perdem pênaltis, chutando pra cima e pra fora constantemente, irritando os torcedores. Assistimos estarrecidos, partidas de tênis de mesa, com jogador segurando a raquete com os dentes.

 Que a paralimpíada sirva de exemplo e modelo a muitos empresários que se negam a empregar deficientes físicos. Dizemos com toda a convicção que nunca se viu em nenhuma parte do Brasil, alguém deficiente atuando como caixa de supermercados ou de bancos, um porteiro ou um atendente, em cadeira de rodas ou mesmo cegos, trabalhando como telefonistas. Vejamos se após a paralimpíada, as coisas vão melhorar no nosso país, em que se refere à ajuda aos deficientes físicos. Quem sabe se os empregadores passarão a admitir em seus quadros funcionais, nossos irmãos deficientes, lhes dando oportunidades de trabalho. Afinal, são eles verdadeiros baluartes da SUPERAÇÃO.

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura (Da Diva) 15º ECC

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM