Falando Francamente – O Santo Guerreiro
Abril, mês importante para nós católicos, que veneramos os Santos e festejamos as respectivas datas comemorativas. São Jorge, O SANTO GUERREIRO, cuja história se resume no seguinte: Jorge, nasceu na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia. No século III D.C. quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império, um jovem chamado Jorge, filho de pais cristãos. Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal. Mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte do pai. Lá foi promovido a Capitão do Exército Romano. Com sua devoção a Jesus Cristo, tornou-se um verdadeiro guerreiro da fé, venceu contra Satanás terríveis batalhas. Sua imagem mais conhecida é aquela em que ele está montado num cavalo branco, portando uma lança, vencendo um grande Dragão.
Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé, torturando-o de vários modos, e após cada tortura, era levado perante o Imperador, que insistia em perguntar lhe se renegava a Jesus, e Jorge sempre respondia: “Não, Imperador! Eu sou servo de um Deus vivo somente a ele temerei e adorarei”.
Finalmente, Diocleciano não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem Jorge, no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, cidade de São Jorge, perto de Jerusalém na Palestina, sendo visitada diariamente por centenas de votos. São Jorge é também, ao lado de São Sebastião, santo Protetor da nossa cidade. É santo Padroeiro da Inglaterra, Portugal e outros países, como também da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros. O SANTO GUERREIRO, também é cultuado por religiões afros, num sincretismo religioso, muito comum na época da escravidão. É preciso que se diga que graças a Deus, temos uma infinidade de Santos e Santas, mas nem todos são tão reverenciados como São Jorge, Santo Antônio, São Pedro, São João, São José e os santos gêmeos Cosme e Damião. No lado feminino, Santa Terezinha e Santa Luzia lideram a preferência dos devotos, assim como todas as Nossas Senhoras, em que pese se destacarem as mais conhecidas: Lourdes. Penna, Loreto, Das Graças, da Conceição Aparecida, Da Glória.
O fato é que não falta quem possa interceder por nós, é só pedir, desde que seja da vontade de Deus. Concluindo, esperamos que nossos queridos leitores prestigiem a festa de São Jorge, seguindo seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e à nossa Igreja.
Louvores e Glórias a Deus
Zamoura (Da Diva) 15º E.C. C
zamouraediva@oi.com.br