Falando Francamente – O Santo Guerreiro

Abril, mês importante para nós católicos, que veneramos os Santos e festejamos as respectivas datas comemorativas.  São Jorge, O SANTO GUERREIRO, cuja história se resume no seguinte: Jorge, nasceu na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia. No  século  III D.C.  quando Diocleciano era imperador de Roma,  havia nos  domínios  do seu vasto Império, um jovem chamado Jorge, filho de pais cristãos. Jorge  aprendeu desde a sua  infância a  temer a  Deus  e  a crer em Jesus  como seu salvador pessoal. Mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte do pai. Lá foi promovido a Capitão do  Exército Romano. Com sua devoção a Jesus Cristo, tornou-se um verdadeiro guerreiro  da  fé,  venceu contra Satanás terríveis batalhas. Sua imagem mais conhecida é aquela em que ele está montado num cavalo branco, portando uma lança, vencendo um grande Dragão.
Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé, torturando-o de vários modos, e após cada tortura, era levado perante o Imperador, que insistia  em  perguntar lhe se renegava a Jesus, e Jorge sempre respondia:  “Não, Imperador!  Eu sou servo de um Deus vivo somente a ele temerei e adorarei”.

Finalmente, Diocleciano não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem Jorge, no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, cidade de São Jorge, perto de Jerusalém na Palestina, sendo visitada diariamente por centenas de votos. São Jorge é também, ao lado de São Sebastião, santo Protetor da nossa cidade.  É santo Padroeiro da Inglaterra, Portugal e outros países, como também da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros.  O SANTO GUERREIRO,  também é  cultuado por  religiões afros, num sincretismo religioso, muito comum na época da escravidão.   É preciso  que  se diga  que graças a Deus, temos uma infinidade de Santos e Santas, mas  nem  todos são tão reverenciados como São Jorge, Santo Antônio, São Pedro,  São João,  São  José  e os santos gêmeos Cosme e Damião. No lado feminino, Santa Terezinha e Santa Luzia lideram a preferência dos devotos, assim como todas as Nossas Senhoras, em que pese se destacarem as mais conhecidas: Lourdes.  Penna, Loreto, Das Graças, da Conceição Aparecida, Da Glória.
O fato é que não falta quem possa interceder por nós, é só pedir, desde que seja da vontade de Deus. Concluindo, esperamos que nossos queridos leitores prestigiem  a  festa  de São Jorge, seguindo seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e à nossa Igreja.

Louvores e Glórias a Deus

Zamoura (Da Diva) 15º E.C. C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM