Falando Francamente – Nossas Obrigações

Prezados leitores, a vida moderna está realmente, nos afastando de Deus, vivemos usando a tecnologia para tantas coisas fúteis, banais e perfeitamente dispensáveis. No que se refere à religião, lamentavelmente a cada dia surgem novas e estranhas Igrejas que usam o nome de Jesus Cristo, na ânsia de auferir lucro, contando com os incautos e desesperados em atender suas necessidades. Por incrível que pareça nestas Igrejas as coisas acontecem e muitos fiéis são atendidos em suas pretensões, por uma razão muito simples, ou seja: A Fé. Logicamente o dono da Igreja tem lucro e fatura jus­tamente em cima da fé das pessoas. Mas, Deus que tudo vê e tudo sabe de cada um de nós, deixará que o juízo final se encarregue de castigar o falso pastor. Não sei se vocês se lembram daquele pastor que chutou a imagem de N. Senhora, pois é, depois daquele acontecimento, sofreu, adoeceu, teve a perna amputada e acabou se convertendo a Igreja Católica.

Ora, na qualidade de Cristãos católicos, temos NOSSAS OBRIGAÇÕES e responsabilidades. Lamentavelmente, vemos irmãos tendo atitudes incoerentes durante a celebração da Santa Missa, conversando e ficando alheio ao que está acontecendo no altar. Na hora do ofertório, fecha os olhos como se estivesse concentrado, só para igno­rar a cestinha que passa a sua frente, não gasta seu dinheirinho colaborando com a Igreja. Além disso, fica calado só para não “gastar” sua voz no canto das ofertas. Ora, nossa Igreja não é subvencionada pelo poder público nem recebe verbas da arquidioce­se. Vive justamente do ofertório, dízimo e doações. Não recebe isenção de pagamentos de luz, telefone etc. O mais interessante é que nosso irmão se dirige a um bar e/ou restaurante e lá gasta sem poupar. Se ainda gastasse na cantina da Ação Social, seria ótimo, pois estaria ajudando a famílias carentes assistidas pela pastoral.

Em suma, mui­tos ignoram NOSSAS OBRIGAÇÕES para com a Igreja. Não aderem ao trabalho pas­toral, não fazem parte dos movimentos e ainda se dizem católicos praticantes. Na verda­de não são mais do que católicos simpatizantes e omissos. É incrível o número de ir­mãos que se retiram antes da bênção final. Aposto que num show ou assistindo a uma peça teatral e/ou filmes, só se retiram quando tudo termina.

Outra coisa impressionante que notava quando vendia os carnês, é que muitas pessoas chegavam com grande atra­so quando o Padre já fazia a homilia. Duvido que cheguem atrasados nos teatros, cine­mas e/ou estádios de futebol. Ora, lembremos no dito popular: A MISSA SE ESPERA NA IGREJA. Outra coisa muito comum na nossa Igreja é a falta de atenção durante a homilia, conversam e se retiram para ir à cantina, e perdem as palavras do Sacerdote que faz importantes colocações sobre as leituras e o evangelho. Quanto ao folheto, este serve como abanador, papel para anotações, é amassado sem que lembrem que o mes­mo da Missa de sábado, será usado em mais quatro Missas, outros não o devolvem e o levam pra casa desnecessariamente. É bom que se diga que os folhetos são pagos a Arquidiocese e não são baratos, razão pela qual devem ser tratados com mais carinho. Aliás, fica aqui uma sugestão ao Pe. Sebastião, qual seja vender o caderno Liturgia Diária editada pela Paulus e providenciar um Data- Show para projeção das músicas, leituras e evangelho. Seria sem dúvida uma economia anual de mais de 20 mil reais sem os folhetos. Quem freqüenta outras paróquias sabe que a maioria não usa os folhetos.

Não há duvidas que o mais complicado seria os cânticos, pois cada equipe canta aquilo que mais lhe convém, em que pese o respeito ao tempo litúrgico.

 

Louvores e Glórias a Deus
Zamoura (Da Diva) 15º ECC
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais