Falando Francamente – No batismo de Jesus o nosso batismo

NO BATISMO DE JESUS O NOSSO BATISMO

Queridos irmãos leitores, sem dúvida alguma o tempo passa bem depressa, e já vivemos o mês de março, tivemos uma infinidade de festas, comemorando inclusive os 450 anos do nosso Rio de Janeiro, que quanto mais velho fica, mais problema enfrenta, dentre tantos a falta d ‘água e a violência. Mas… Com orações e fé no futuro, se Deus quiser, vamos superar as dificuldades. O Importante é que cada um faça a sua parte e colabore da melhor forma possível, para que tenhamos paz, prosperidade e segurança, enquanto isso vai escrevendo, procurando lhes proporcionar uma boa leitura. Pois é… O título deste ar¬tigo é característico da querida Jane (Do Térsio), fugindo muito ao nosso estilo, chama¬-nos a atenção a homilia da Missa das 08,30hrs do dia 11 de janeiro, quando foi enfatizada a importância do nosso batismo, inclusive no folheto da referida missa, na última página, há um texto com o título acima epigrafado e citamos a seguir alguns tópicos:

Você sabe o dia do seu batismo? Você costuma comemorar esta data? Se não nos lem¬bramos de determinada data, é porque na verdade ela pouco ou quase nada significa pa¬ra nós. Infelizmente, muitos católicos não se dão conta deste triste fato. “Chegam mesmo a dizer ‘fui batizado”, quando o modo correto deve ser “sou batizado”. O batismo não se restringe apenas à celebração, momento importante, sem dúvida, mas não o único e acabado. Para o cristão, o batismo é um ponto de chegada, mas também um ponto de partida. Para os pais, que apresentam uma criança para ser batizada, esta celebração é alegria pela vida que chegou. Mas é também compromisso pela educação na fé. Para todos os adultos, o Batismo não é apenas a simples lembrança de algo que, na maioria das vezes, ocorreu na infância; ao contrário, é o compromisso por uma vida coerente. A grande verdade é que muitos pouco sabem o dia em que foram batizados. Afinal é um sacramento tão importante quanto o matrimônio, cuja data é sempre lembrada e até comemorada. Ora, porque não recuperar também a importância do Batismo? Porque não se informar sobre o dia do batizado e celebra-lo, diante de Jesus, através da oração e da caridade? A festa do Batismo do Senhor é um convite a que, contemplan¬do Jesus nas águas do Jordão, lembremo-nos de nosso Batismo, renovando o compro¬misso de vive-lo intensamente. Aos que não valorizam o folheto da Missa, lembrem¬-se de que muita coisa interessante é publicada no referido folheto, inclusive as leitu¬ras e versículos da semana. Além disso, saibam que os folhetos tem um custo finan¬ceiro cobrado pela arquidiocese. Feliz da Paróquia que usa os folhetos nas Missas. Aliás, é sempre bom lembrar que os folhetos são utilizados em todas as nossas cin¬co Missas dominicais, razão pela qual, devem ser manuseados com cuidado e devol¬vidos na saída.

Louvores e Glória as Deus

Zamoura (da Diva) 15° E.C.C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais