Falando Francamente – Mar2017

 

SOS Ação Social

Estimados leitores, nossos irmãos que professam o espiritismo, inclusive convivemos com eles na nossa juventude, já que meus pais eram espíritas, levam muito a sério a questão da CARIDADE, e dizem que, fora da caridade não há salvação, será?? Claro que isso tem sentido, e nós católicos, devemos refletir e nos posicionar nesta realidade. Aqui na nossa paróquia a caridade é relevante através do trabalho existente na Pastoral da Ação Social, cujos agentes se desdobram em busca dos itens que compõem a cesta básica que distribuem mensalmente para as famílias carentes, na intenção de minimizar a fome dos pobres. Com imensa dificuldade, as bolsas são montadas de modo que fiquem completas e distribuídas a centenas de famílias carentes. Não pensem que colocam apenas feijão, arroz e açúcar nas bolsas, estas comportam também material de limpeza e higiene. Enquanto isso nós, eméritos frequentadores de Missas, ignoramos o brilhante trabalho da Ação Social e nos limitamos apenas em colocar moedinhas nas cestinhas do ofertório, achando que com isso garantimos a salvação e a vida eterna.

É bem verdade que após as Missas dominicais, graças ao poder da fome e da sede, damos uma passadinha na cantina, consumindo um bolinho e um refrigerante, achando que com isso, enchemos os cofres da Ação Social. Logicamente, se a clientela da cantina fosse bastante numerosa, haveria certamente recursos financeiros para compra dos alimentos doados. É bem verdade que há muitos anos existe a CAMPANHA DO KILO, mas o esquecimento e porque não dizer, a indiferença, que atuam por influência do ENCARNADO, como dizia o saudoso Wanderley (Da Maria Luiza), nos priva de levar pelo menos uma vez por mês, alguns quilinhos de alimento não perecível. Me penitencio como integrante deste grupo, e preciso tomar vergonha, ter pena dos pobres e ajudá-Ios em tudo que for preciso. Você que nos lê, precisa pôr a mão na consciência e ajudar da mesma forma, conscientizando-se de que FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO. Que me perdoem os agentes da referida pastoral, mas achamos também que falta mais empenho no que se refere ao anúncio da necessidade. É preciso ao final de todas as Missas, durante os avisos paroquiais, pedir licença ao celebrante e anunciar em alto e bom som, quanto a existência da campanha do quilo, enfatizar, gritar, clamar e chamar atenção, chorar até se preciso for. Por experiência própria, por solicitação do Pe. Francisco, ex pároco do Loreto, fui incumbido de vender carnês para apurar dinheiro para as obras da Igreja. Muitos se lembram o que fiz em todas as Missas, vendemos todos os carnês e apuramos quase 250 mil reais. Agora, se alguém com voz e postura de dublador de lesma em desenho animado, fizer este trabalho, claro que não vai funcionar.

Quanto ao esquecimento, o que é natural nesta vida agitada que vivemos temerosos de assaltos e maldades, devemos usar nossas agendas e escrever em letras garrafais: LEVAR ALIMENTOS PARA AÇÃO SOCIAL.

Louvores e Glória a Deus.

 

Zamoura (Da Diva)

15° E.C.C

zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM