Falando Francamente – Maio 2018

 

A Paz começa em Casa

 

                Realmente, vivemos uma época de muita violência e insegurança, tornando nossa vida conflitante com a paz, paz esta que Jesus, na sua vida terrena sempre enfatizou, quando falava para multidões que o seguia. Na celebração da Santa Missa, o celebrante enfatiza durante a liturgia eucarística a oportunidade de todos se cumprimentarem, desejando a paz do Senhor Jesus.

Sem dúvida alguma a Igreja faz a sua parte, e incentiva para que façamos a nossa. Como  agentes da Pastoral Familiar durante muitos anos, tivemos a oportunidade de participar de Missas celebradas pelo saudoso Cardeal Dom Eugênio, que foi um bravo defensor e pregador da paz, e convivemos em inúmeros eventos arquidiocesanos com Dom Rafael Llano Cifuentes, bispo auxiliar (Recentemente falecido), cujas palestras quase sempre, diziam respeito à família. Embora tivesse nacionalidade espanhola. D. Rafael, falava muito bem português e se fazia entender facilmente por todos que assistiam a suas palestras. Numa delas, foi abordado o tema A PAZ COMEÇA EM CASA. Chefiar uma família, é realmente muito difícil, neste Mundo, quando a mídia através dos modernos meios de comunicação, oferece com a maior facilidade coisas incompatíveis com a moral cristã, enchendo as memórias dos telefones celulares com imoralidades, futilidades, onde a infidelidade é incentivada, a desobediência às leis de Deus e ainda o incentivo ao lesbianismo e ao homossexualismo. Logicamente tudo isso está ao alcance dos jovens. Enquanto isso os pais trabalham o dia todo, e ao chegarem ao lar, em vez de dialogarem com os filhos, preferem ver novelas e ignorar totalmente a vida que eles levam. A presença de Anjos e Santos é garantida num lar onde não haja troca de ofensas, brigas, palavrões e bebedeiras, a Letra da música do Pe. Zezinho é um  bom incentivo “QUE O HOMEM CARREGUE NOS OMBROS A GRAÇA DE UM PAI / QUE A MULHER SEJA UM CÉU DE TERNURA, ACONCHEGO E CALOR / E QUE OS FILHOS CONHEÇAM A FORÇA QUE BROTA DO AMOR”.

A PAZ COMEÇA EM CASA, quando os pais se propõem a educar seus filhos através do diálogo. D. Rafael, dizia que conheceu um caso em que uma filha com 18 anos, queria falar particularmente com a mãe. Acontece que a mãe nunca tinha tempo para ouvi-la, depois de passado muito tempo, finalmente a mãe perguntou a filha: Querida o que é que você queria falar comigo de tão importante? Respondeu a garota: Agora é tarde, estou grávida. Que cenários lamentáveis, que época estranha,quando num curso para preparação da vida matrimonial (Antigo Curso de noivos), várias garotas grávidas são participantes. Lua de Mel? Isso e coisa do tempo da vovó é pura caretice. Tem mais: Pra que casar? Afinal de contas o Padre tem mais o que fazer, e com isso, cresce assustadoramente o número de batizados, enquanto é cada vez mais reduzido o numero de matrimônios. Assim, nosso querido Santo Antônio (casamenteiro) perdeu a vez para Nossa Senhora do Parto.

                                                  

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura (Da Diva) 15º E.C.C.

zamouraediva@oi.com.br

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM