Falando Francamente – Mãe, divina criação de Deus

Queridos irmãos leitores, depois de vivermos as emoções da Semana Santa, eis que surgem novas emoções com os festejos alusivos
ao DIA DAS MÃES. Felizes daqueles que as tem com vida, como é o nosso caso. Sim, minha mãe vai completar 100 anos no dia 2 de dezembro do ano em curso. Lamentavelmente, mamãe perdeu a memória a ponto de não mais reconhecer os filhos e demais pessoas que a cercam.   Vive assistida por três enfermeiras que se revezam nas 24 horas atendendo-a em tudo que precisa.  Dorme bem e se alimenta normalmente, está com a voz fraca, vive sorrindo, caminha com imensa dificuldade e não sai mais de casa para nada. Tiveram cinco filhos, inclusive dois gêmeos, eu e meu irmão Nelson. Minha irmã mais velha faleceu há dez anos, e a outra também enferma, teve um AVC que a deixou sem movimentos no seu lado esquerdo, anda com muita dificuldade e vive assistida por enfermeira. Mamãe tem 14 netos, 12 bisnetos e 3 tataranetos. Ficou viúva aos 45 anos, contraindo um segundo matrimônio e enviuvou pela segunda vez aos 73 anos, sem alusão a Dona Flor, mamãe fez bodas de prata com dois maridos. Sempre foi prendas do lar, exímia na arte de fazer tricô, chegou a dar aulas.   Apreciadora de música aprendeu acordeom aos 60 anos e se apresentou em reuniões familiares, organizadas por sua professora. Vejam queridos irmãos, vivendo estas fases maravilhosas da vida dela, hoje sofremos muito ao vê-la inválida e totalmente indiferente à vida.  Até os 95 anos, ela ainda lia e assistia programas de TV. Agora, fica sentada o dia inteiro num sofá,  calada e aguardando o chamado de Deus. Façamos uma reflexão com os seguintes questionamentos: Vale á pena viver assim? Vocês gostariam de ver suas mães na mesma situação que a minha?  Nosso conselho é que curtam o máximo que puderem o convívio com suas mães, procurando da melhor forma possível agrada-las, acaricia-las dando toda atenção que merecem, lembrando que vocês tem muito a ver com sua velhice e doenças, pelo trabalho que lhes deram ao longo de suas vidas. Afinal,
vovós e vovôs são muito úteis quando novos, quando ainda podem buscar os netos na escola e cuidar deles enquanto os pais trabalham. Lamentavelmente, na velhice e na doença, muitos são internados em asilos e lá permanecem até a morte. Portanto, é nosso dever e nossa salvação cuidar dos nossos idosos e em especial as nossas mães, lembrando que MAE É DIVINA CRIAÇÃO DE DEUS.

Zamoura e Diva
Zamoura (Da Diva) 15º E.C. C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais